Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

20 Anos de UFPA no interior: Castanhal realiza programação

Em Castanhal, o dia 1º de outubro foi marcado pelo início das comemorações dos 20 anos do processo de interiorização da Universidade Federal do Pará (UFPA). A programação iniciou logo pela manhã, com uma reunião entre a Administração Superior e a comunidade discente do município.
Um clima de entrosamento marcou o encontro, em que foram reivindicadas melhorias da infra-estrutura física de alguns cursos, assim como ações voltadas à assistência estudantil, que incluíram a criação de auxílios-moradia e um maior apoio à apresentação de trabalhos em eventos científicos – congressos, encontros, entre outros.
Outro tema de destaque foi o Programa de Apoio à Reestruturação das Universidades Brasileiras (REUNI). Vários pontos da proposta da UFPA para o REUNI, que deve passar por votação eletrônica e posterior aprovação pelo Conselho Universitário (Consun), foram apresentados pelo reitor Alex Fiúza de Mello, juntamente com Regina Feio, vice-reitora, e os pró-reitores da instituição.
Segundo Marcela Nascimento, estudante de Letras, a reunião mudou o seu ponto vista em relação ao assunto. <<A visita da Reitoria à Universidade serviu para informar mais os alunos. Até o momento, a maioria de nós desconhecia alguns pontos, a gente não tinha uma noção exata das propostas do REUNI. Então eu mudei de opinião, estou de acordo com o que foi apresentado, as mudanças vão ser muito boas para a Universidade>>, explicou.
O restante do dia foi dedicado a encontros entre a Reitoria, os professores e técnico-administrativos. As pautas em debate tinham como objetivo estabelecer um padrão de qualidade para os serviços prestados no interior, nos âmbitos do ensino, pesquisa, extensão e atendimentos aos públicos internos e externos do campus.
Enquanto algumas críticas e sugestões eram realizadas, para a melhoria de programas e políticas institucionais, o reitor destacou: << Nós estamos na Amazônia Brasileira. Disso, desdobram muitas questões, o que não pode nos desmotivar. Pelo contrário, tem que fazer das carências a nossa força>>.
No final do dia, a vice-reitora visitou as obras do Hospital Veterinário, que devem concluídas em meados de 2009. A criação desta infra-estrutura para o curso de Medicina Veterinária conta com o financiamento do Ministério da Educação (MEC) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FIINEP)..
A manhã do dia 02 será destinada a uma audiência pública, em que os anseios da população local e dos municípios vizinhos serão registrados em um documento, que será entregue à próxima Administração Superior e orientará as ações da UFPA nos próximos dez anos. À tarde, a equipe da Reitoria da Universidade segue para o município de Bragança, onde participará das comemorações locais dos 20 anos de interiorização da UFPA, até o dia 04.
Estas são as quarta e quinta viagem da Administração Superior da UFPA ao interior do Estado. As comemorações dos 20 anos do processo de interiorização iniciaram em agosto deste ano. Até o fim de novembro, serão realizadas programações nos municípios de Soure, Breves, Cametá e Abaetetuba.

Campus de Castanhal 

Em 14 de abril de 1978, no Ginásio de Esportes <<Loyola Passarinho>>, aconteceu a Sessão Solene de assinatura do Convênio para a implantação da UFPA em Castanhal. O Convênio foi assinado pelo então reitor da UFPA, Aracy Amazonas Barreto, e pelo Prefeito da cidade, Almir Tavares Lima, com a participação de autoridades locais e da capital paraense.
Os primeiros cursos ofertados foram de Matemática, História, Letras, Geografia e Pedagogia, que beneficiariam também as Zonas Bragantina, Guajarina e Salgado.
Hoje, o campus da UFPA em Castanhal possui um total de 1,4 mil alunos, matriculados nos 13 cursos ofertados no município. Além disso, possui um quadro de 70 professores.
Em relação ao Programa de Pós-Graduação do campus, o primeiro curso foi ofertado no ano de 2001 e hoje possui uma oferta de quatro cursos lato sensu, com 160 alunos matriculados e mais de 80 monografias apresentadas.
Atendendo às especificidades e potencialidades da região, a UFPA, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), busca fortalecer os cursos de Medicina Veterinária e Educação Física, com a contratação de docentes e técnico-administrativos, além de investimentos em infra-estrutura física. 
Em relação à política de expansão dos Programas de Pós-Graduação, a UFPA deve implantar nos próximos anos o Mestrado em Medicina Veterinária - que será o primeiro deste tipo a ser oferecido na Região Norte. 

Por Brenda Taketa. Foto Mari Chiba. (Assessoria de Comunicação Institucional)

 

 

 


 

Publicado em: 02.10.2007 07:24