Mais um prêmio para o curso de Comunicação Social
O estudante do curso de Jornalismo da UFPA e bolsista do PROINT, Marcos Correa, foi indicado como um dos oito premiados finalistas em todo o Brasil pela seleção do Rumos Jornalismo Cultural 2007-2008 , do programa Rumos Itaú Cultural. Marcos participou da disputa na categoria Reportagem para Mídia Impressa, com a matéria Bar Coisas de Negro: resistência cultural na Amazônia .
Além de publicação do trabalho, a premiação de Marcos inclui sua participação no 2º Colóquio Rumos Jornalismo Cultural ,em dezembro de 2007, em São Paulo, com direito a coleção de 20 livros sobre jornalismo e cultura, sugerida pela comissão de seleção (com doação de exemplares dos mesmos títulos também para a biblioteca da nossa faculdade) e participação no Laboratório Multimídia de Jornalismo Cultural do programa Rumos, pela internet, de março a novembro de 2008 – com bolsa incluída.
Esta é mais uma premiação para o Curso de Comunicação Social da UFPA. Em setembro, três trabalhos realizados no curso foram premiados durante a cerimônia de encerramento do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado em Santos (SP). Os trabalhos representaram a Região Norte na etapa nacional da 14ª Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação – Expocom 2007.
Sobre o Prêmio Itaú Cultural
O Itaú Cultural encerra o processo de seleção dos trabalhos para o Rumos Jornalismo Cultural em sua edição de 2007/2008, que marca os dez anos de existência do programa e os 20 de atividade do Itaú Cultural. Entre março e agosto deste ano, recebeu 238 inscrições – contra 108 na edição anterior, em 2004. Elas partiram de 98 faculdades de 64 cidades em 25 estados. Deste total, foram selecionados 26 inscritos nas carteiras: Professor de Graduação – a partir de textos sobre o aperfeiçoamento do professor e a formação do aluno em jornalismo cultural – e Estudante de Graduação, com a realização de reportagens para a editoria de cultura em mídia impressa, web-reportagem, radiorreportagem ou videorreportagem. A seleção de ambas as carteiras se deu por comissões autônomas, formadas por especialistas na área e pelo gerente do núcleo de Diálogos, jornalista Claudiney Ferreira, representando a instituição.
A divulgação dos selecionados, os seus trabalhos e os integrantes da comissão pode ser encontrada também no site www.itaucultural.org.br/rumos2007. Até o final deste mês, também serão anunciados os contemplados do Rumos Música e do Rumos Literatura. Até o fim do ano, será divulgado o resultado do Rumos Pesquisa: Gestão Cultural.
Nesta edição do Rumos Jornalismo Cultural, somente Piauí e Roraima não enviaram inscrições. Dos 25 estados representados, 15 foram contemplados: Amazonas (Manaus), Bahia (Salvador), Distrito Federal (Brasília), Maranhão (São Luís), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Minas Gerais (Belo Horizonte e Juiz de Fora), Pará (Belém), Paraíba (João Pessoa), Paraná (Curitiba), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Rio Grande do Norte (Natal), Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Santa Maria), Santa Catarina (Florianópolis) e São Paulo (Bauru, Engenheiro Coelho e Limeira). Minas Gerais e Rio Grande do Sul empataram, com seis contemplados em cada estado. Ainda entre os mineiros saiu o maior número de professores: dos nove escolhidos, cinco são das Gerais.
As idades dos selecionados de Jornalismo Cultural são diversificadas: entre os estudantes, variam dos 19 aos 27 anos e entre os professores, de 28 a 57. Entre as peculiaridades deste biênio, podem-se destacar três: a professora de Produção de Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi selecionada na carteira Professor de Graduação e ainda teve o orgulho de ver duas alunas suas escolhidas pela outra comissão, na categoria Radiorreportagem. As Universidades Federais de Santa Maria e do Maranhão tiveram universitários selecionados pela segunda edição consecutiva do Rumos Jornalismo Cultural. E ainda, tanto a coordenadora de jornalismo como uma das professoras da Universidade Presidente Antonio Carlos foram contempladas. Veja abaixo a relação completa dos selecionados e das comissões.
Próximos passos
De março a novembro de 2008 os estudantes selecionados receberão um conjunto de 20 livros, entre outros produtos culturais, participarão semanalmente de um exclusivo laboratório online de jornalismo cultural – atividade pela qual receberão uma bolsa mensal de R$ 550,00, em valores brutos. Durante esse período, e com orientação do editor do laboratório, cada contemplado criará uma pauta – a ser elaborada no primeiro semestre, quando receberá um bônus de R$ 500,00 para despesas de produção da matéria. Na entrega dessa reportagem, receberá R$ 900,00 pelo licenciamento de direitos de publicação ou exibição. As matérias dos selecionados não serão publicadas individualmente, mas no final do ano a instituição lançará um livro, acompanhado de CD, que apresentará todas as matérias produzidas pelos selecionados durante 2008.
Já para os professores contemplados há um pagamento de R$ 500,00 pelos direitos autorais de publicação dos trabalhos selecionados no site do Itaú Cultural. Também receberão um conjunto de 30 livros, assinaturas de revistas de cultura, além da participação de um exclusivo Fórum Virtual mensal sobre jornalismo cultural – de março a novembro de 2008, a cada mês com um convidado de renome na área – cujo conteúdo será editado e integrado a um produto com todos os trabalhos desenvolvidos pelos selecionados nas duas carteiras, mediante licenciamento de R$1.100,00, entre outros prêmios.
Como em todas as edições do Rumos Itaú Cultural realizadas desde 1997, o objetivo do programa Jornalismo Cultural 2007/2008 é incentivar a criação artística e intelectual brasileira. Ele mapeia talentos nas diversas áreas de expressão e do conhecimento, apóia a formação dos contemplados e promove a articulação e conexão entre eles e os diversos agentes envolvidos – pesquisadores, jornalistas, formadores de opinião, curadores, artistas, técnicos. Além disso, emprega recursos para a produção e difusão de suas obras, por meio de exposições, CDs, publicações impressas e virtuais, espetáculos e outros produtos, de modo a contribuir para a reflexão sobre a realidade artística e cultural do país.
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