Confira o desempenho da UFPA na Avaliação Trienal 2007
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no dia 10 de outubro, os resultados da avaliação de cursos de mestrado e doutorado das universidades brasileiras. A Avaliação Trienal 2007 analisou o desempenho de qualidade relativo ao período 2004-2006. No total, 2.266 programas de pós-graduação foram avaliados, sendo 3.409 cursos - 2.070 de mestrado acadêmico, 1.182 de doutorado e 157 de mestrado profissional.
A avaliação gera notas de 1 a 7. Os cursos com notas 1 e 2 são descredenciados pela Capes. As notas 6 e 7 são atribuídas a cursos com desempenho equivalente ao dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa. A nota 5, para cursos com alto nível de desempenho — é o maior conceito admitido para programas que ofereçam apenas mestrado. A nota 4, para bom desempenho e a 3, para o padrão mínimo de qualidade.
Dos programas avaliados, 91, ou 4%, correm o risco de descredenciamento. O conceito 4, que significa bom desempenho, foi obtido por 35,3% dos cursos. O conceito 5, de alto nível de desempenho, representa 21,1% dos programas. E 9,7% tiveram conceitos 6 e 7, exclusivos para programas que oferecem doutorado com nível de excelência.
São critérios de avaliação: a produção científica dos cursos, a formação de mestres e doutores e o impacto social dos programas oferecidos pelas instituições.
O desempenho da UFPA na Avaliação trienal 2007
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPA, Roberto Dall Agnol, a UFPA <<reafirma sua força dentro do contexto amazônico>>, contudo, ainda pode melhorar seus resultados nas próximas avaliações. Dos 38 programas avaliados, 7 aumentaram seus conceitos. São eles: Ciências Sociais, Direito, Genética e Biologia Molecular, Biologia Ambiental, Doenças Tropicais, Ciências Animais e Ciências Matemáticas. Trinta programas mantiveram a média e apenas um teve o conceito reduzido.
O Programa de Mestrado e do Doutorado em Geologia e Geoquímica, recebeu nota 6, o que o coloca em nível internacional.
Segundo Dall Agnol, 18 programas da UFPA receberam conceito 3; 17 programas conceitos 4; 3 programas conceitos 5; e um conceito 6.
<<A Universidade sai fortalecida desse processo de avaliação e o resultado é extremamente gratificante. Nós estamos no início de um novo triênio, estamos na hora da mudança. Quem quiser se preparar para o futuro, a hora é agora>>, observa.
Mais informações: www.capes.gov.br
Por Augusto Rodrigues – Assessoria de Comunicação Institucional UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária