II Encontro da ANPAE discute desafios e possibilidades da gestão.
A democratização da gestão educacional foi o principal assunto debatido durante a mesa redonda “A Formação de Gestores: Desafios e Possibilidades”, integrante da programação do II Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação, encerrada no dia 17 de outubro, no auditório do Centro de Capacitação (CAPACIT) da UFPA.
O assunto mostrou-se relevante diante da proposta temática do Encontro, “Por uma Escola de Qualidade para Todos”, visto que o gestor educacional é obrigado a lidar com licitações, normatizações e outros aspectos do gerenciamento escolar fundamentais para o crescimento dessas instituições. “ O gestor deve estar à frente da ampliação dos processos de democratização escolar, beneficiando sua dinâmica organizacional interna” disse o professor doutor José Pedro Garcia, integrante da mesa de discussão.
Os demais professores que participaram do debate, dentre eles a diretora da ANPAE Pará, Terezinha Fátima Monteiro, e o vice-diretor, Orlando Nobre Bezerra, também se manifestaram sobre a necessidade de um projeto eficiente de democratização da gestão escolar, em benefício da educação pública brasileira. “Ler sobre democracia não é o suficiente para exercermos suas perspectivas”, afirmou o professor Orlando Bezerra. Para ele “a democracia poderia ser exercida desde a educação infantil, para que a sociedade pudesse, posteriormente, buscar na educação um modelo de igualdade de poder”.
A professora Ney Cristina Oliveira, do Centro de Educação da UFPA, falou especialmente sobre as relações de poder dentro das instituições de ensino. Lembrou que a escola é um espaço de poder político e de ocupação de lugares, por isso, um bom conhecimento de gestão e a democratização racional podem evitar o cometimento de erros durante as escolhas para o futuro de uma organização educacional. “A democracia afogou algumas individualidades, enquanto que o coletivo também comete erros”, disse.
O professor Emmanuel Cunha destacou a importância de se oferecer no decorrer do processo letivo dos cursos de Licenciatura bases do conhecimento sobre gestão escolar: <<Diferente de outras ocupações, o professor e o pedagogo necessitam ter conhecimento científico mais apurado sobre gestão”. Quanto à democratização da gestão escolar, a iniciativa tem que ser individual, em prol da coletividade>>, afirmou.
O objetivo geral da ANPAE, desde a sua fundação em 1961, é refletir e agir em benefício de questões inerentes a educação de nível local: escola e academia. Sua atuação é voltada para defesa de ideais de democracia, pluralismo, equidade, justiça, solidariedade e universalização do direito a educação. Dessa forma, essa Associação tem importante participação na construção do pensamento pedagógico brasileiro, na elaboração e realização de políticas públicas, nas lutas pala construção de uma educação democrática e de qualidade.
Eleição da nova Diretoria Estadual da ANPAE
A atual diretoria estadual da ANPAE deve permanecer até fevereiro de 2008 e, pela primeira vez, a seção estadual será definida por processo eletivo, dessa maneira qualquer membro associado à ANPAE pode se candidatar e ser eleito, diferente dos anos anteriores em que, a cada dois anos, um diretor era indicado pelo presidente nacional e pelo vice-presidente regional da Associação. “À favor da democratização, que tanto foi defendida na discussão de hoje, optei por uma escolha eletiva para a nova diretoria estadual da ANPAE”, afirmou a atual diretora, Terezinha Monteiro.
Para desenvolver a dinâmica organizacional para essa eleição, foi eleita durante a Assembléia Geral da ANPAE, segunda parte da programação da tarde do dia 17, uma comissão de seis associados. A próxima diretoria estadual será eleita em durante a Reunião Nacional da ANPAE, em novembro desse ano.
Texto: Shamara Fragoso
O assunto mostrou-se relevante diante da proposta temática do Encontro, “Por uma Escola de Qualidade para Todos”, visto que o gestor educacional é obrigado a lidar com licitações, normatizações e outros aspectos do gerenciamento escolar fundamentais para o crescimento dessas instituições. “ O gestor deve estar à frente da ampliação dos processos de democratização escolar, beneficiando sua dinâmica organizacional interna” disse o professor doutor José Pedro Garcia, integrante da mesa de discussão.
Os demais professores que participaram do debate, dentre eles a diretora da ANPAE Pará, Terezinha Fátima Monteiro, e o vice-diretor, Orlando Nobre Bezerra, também se manifestaram sobre a necessidade de um projeto eficiente de democratização da gestão escolar, em benefício da educação pública brasileira. “Ler sobre democracia não é o suficiente para exercermos suas perspectivas”, afirmou o professor Orlando Bezerra. Para ele “a democracia poderia ser exercida desde a educação infantil, para que a sociedade pudesse, posteriormente, buscar na educação um modelo de igualdade de poder”.
A professora Ney Cristina Oliveira, do Centro de Educação da UFPA, falou especialmente sobre as relações de poder dentro das instituições de ensino. Lembrou que a escola é um espaço de poder político e de ocupação de lugares, por isso, um bom conhecimento de gestão e a democratização racional podem evitar o cometimento de erros durante as escolhas para o futuro de uma organização educacional. “A democracia afogou algumas individualidades, enquanto que o coletivo também comete erros”, disse.
O professor Emmanuel Cunha destacou a importância de se oferecer no decorrer do processo letivo dos cursos de Licenciatura bases do conhecimento sobre gestão escolar: <<Diferente de outras ocupações, o professor e o pedagogo necessitam ter conhecimento científico mais apurado sobre gestão”. Quanto à democratização da gestão escolar, a iniciativa tem que ser individual, em prol da coletividade>>, afirmou.
O objetivo geral da ANPAE, desde a sua fundação em 1961, é refletir e agir em benefício de questões inerentes a educação de nível local: escola e academia. Sua atuação é voltada para defesa de ideais de democracia, pluralismo, equidade, justiça, solidariedade e universalização do direito a educação. Dessa forma, essa Associação tem importante participação na construção do pensamento pedagógico brasileiro, na elaboração e realização de políticas públicas, nas lutas pala construção de uma educação democrática e de qualidade.
Eleição da nova Diretoria Estadual da ANPAE
A atual diretoria estadual da ANPAE deve permanecer até fevereiro de 2008 e, pela primeira vez, a seção estadual será definida por processo eletivo, dessa maneira qualquer membro associado à ANPAE pode se candidatar e ser eleito, diferente dos anos anteriores em que, a cada dois anos, um diretor era indicado pelo presidente nacional e pelo vice-presidente regional da Associação. “À favor da democratização, que tanto foi defendida na discussão de hoje, optei por uma escolha eletiva para a nova diretoria estadual da ANPAE”, afirmou a atual diretora, Terezinha Monteiro.
Para desenvolver a dinâmica organizacional para essa eleição, foi eleita durante a Assembléia Geral da ANPAE, segunda parte da programação da tarde do dia 17, uma comissão de seis associados. A próxima diretoria estadual será eleita em durante a Reunião Nacional da ANPAE, em novembro desse ano.
Texto: Shamara Fragoso
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