Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Projeto A memória na fala dos mestres de cultura de Icoaraci

O Movimento de Vanguarda da Cultura Icoaraci – Mova-ci- recebeu no último dia 17, em Brasília, o  Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, instituído há 20 anos pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.O Prêmio é uma forma de reconhecimento às pessoas e instituições que dedicam sua vida e conhecimento à causa da preservação. Segundo os organizadores do evento de premiação dos selecionados, o prêmio é fundamental <<para que não sejam esquecidos aqueles que iniciaram a tarefa  de proteger o patrimônio Cultural Brasileiro e que só o fizeram porque tinham idéias vanguardistas>>.
Este é o caso do Movimento de Vanguarda da Cultura Icoaraci, que foi criado há 9 anos, ousa por ser uma associação que defende e investe em uma política cultural de valorização, reconhecimento, acesso, fortalecimento, independente de segmento artístico. Icoaraci consegue ter uma identidade cultural própria propiciando aos que estão à frente do movimento, um manancial favorável .Isso pode ser observado no dia-a-dia dos Mestres, o que ficou muito bem relatado no livro “Mestres da Cultura” e no documentário “Brincadeira de Mestre”, resultados do Projeto premiado “A Memória na Fala dos Mestres de Cultura de Icoaraci” realizado pelo MOVA-CI, em parceria com a UFPA, por meio do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.
 Esse encanto provocado pelo rico patrimônio cultural e paisagem natural foi bem lembrado pelo ministro Gilberto Gil, que ao entregar o prêmio a representante do MOVA-CI, Auda Piani, revelou que compôs a música <<Refazenda>> em Icoaraci. Isso foi mais um estímulo na hora do agradecimento que Auda Piani  fez ao  IPHAN e Ministério da Cultura, aliando o fato de sermos premiados na categoria  Salvaguarda dos Bens de Natureza Imaterial, pois nossa riqueza patrimonial é farta em imaterialidade que se traduz pelo nosso cheiro, nossos sabores , saberes e fazeres.Consideramos que todos os envolvidos no projeto, a coordenação do MOVA-CI, os pesquisadores, os Coordenadores do Projeto, Auda Piani e Silvio Figueiredo, o artista plástico Werley Oliveira, responsável pela arte da capa e pelos registros fotográficos e principalmente os Mestres de Icoaraci,  representaram um pedaço de todo esse território que traz em cada quadrante um modo de vida peculiar pelas suas celebrações, suas formas de expressões ímpares, culinária inconfundível, jeito de comer, jeito de conviver com a chuva, jeito de dançar e cantar carimbó, jeito de extrair das raízes o cheiro dos perfumes e banhos da sorte. A Música de Gilberto Gil já falava do refazer  todos os dias, do saber tradicional: “...Tu me ensinas a fazer Renda, que eu te ensino a namorar...”. Nossos Mestres nos ensinam todos os dias que na  luta do dia-a-dia das periferias se sobrevive  se faz arte e se preserva.
A comemoração da premiação continua. No dia 31 de outubro será aberta a Exposição Mestres da Cultura de Icoaraci, na sede do IPHAN em Belém, onde também será lançado o documentário Arte de Mestre, sobre os ceramistas de Icoaraci. No dia 01 de novembro um grande show com os mestres será realizado no anfiteatro da orla de Icoaraci, às 19:00 h.

Informações – MOVA-CI – 3247-2813 / 3297-0822

Publicado em: 19.10.2007 09:04