Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Instituto de Geociências realiza programação de 03 a 07 de dezembro

Semana de Geociências da UFPA

 No período de 03 a 07 de dezembro, acontecerá, no auditório do Instituto de Geociências (IG), a “Semana de Geociências da UFPA”. O evento será realizado como parte das comemorações relativas aos 50 Anos da instituição e terá como objetivo fazer um histórico da criação do Instituto, antigo Centro de Geociências, além de discutir o planejamento do seu futuro para os próximos dez (10) anos, dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional da universidade. Também estão previstas discussões sobre o campo profissional das Geociências sobre o desenvolvimento das pesquisas, os projetos pedagógicos e seus desdobramentos, as atividades de extensão e a produção científica. Tal interação servirá de incentivo para integração da comunidade do Instituto com a sociedade, também funcionará como diagnóstico da evolução das Geociências no Brasil, em especial na Região Amazônica, além de analisar o papel das mesmas na formação profissional perante as demandas da sociedade, como da classe empresarial e da iniciativa pública.

A “Semana de Geociências da UFPA” pretende reunir os estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, além de funcionários técnico-administrativos, professores de instituições de ensino fundamental e ensino médio, setores afins da sociedade, como órgãos, empresas públicas e privadas e outros interessados no assunto. Juntos, esses representantes da sociedade devem avaliar o papel das geociências da UFPA perante assuntos como as mudanças climáticas, a exploração de recursos hídricos, pesqueiros e minerais, o uso do solo as transformações geológicas pelas quais a Terra vem passando devido ações antrópicas, ou seja, ocasionadas pelo homem.

Durante a Semana serão organizados debates, discussões e mesas-redondas acerca dos profissionais das geociências perante o mercado de trabalho, as vocações regionais e as inovações tecnológicas imperativas para o exercício profissional, além de mini-cursos, palestras e exposições de pôsteres e stands com instrumentação e divulgação dos cursos de graduação do IG. São esperados cerca de 500 participantes durante o evento.

 

 

História das geociências na universidade

 

 

Criado em 23 de dezembro de 1963, a partir da iniciativa de um grupo de geólogos pioneiros na pesquisa de minérios da Amazônia, o Curso de Geologia iniciou oficialmente suas atividades em março de 1964, num casarão localizado na Travessa Arcipreste Manoel Teodoro, nº 627, local onde funcionou até o final do mesmo ano.

Em 1965, foi criado o Núcleo de Geo-Ciências para abrigar os cursos de Geografia e Geologia, ele reuniu docentes, até então dispersos em outros setores da Universidade Federal do Pará (UFPA), com objetivo de dar um caráter mais uniforme à união. Suas atividades permaneceram no recém inaugurado Núcleo Pioneiro do Guamá até 1970, quando essa unidade foi extinta. Em 1971, o Curso de Geologia ganhou prédio próprio no campus, com a inauguração do Laboratório de Geologia/Ensino, que existe até hoje, ele abriga salas de aula-laboratório para Paleontologia, Cristalografia e Geologia Econômica. A partir de sua reforma estrutural, a UFPA passou a concentrar a maior parte de seus cursos no Campus Universitário do Guamá, dessa forma, foram criados os Centros de Ensino (básicos e profissionais), dentre eles o Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN), para abrigar os cursos de Matemática, Química, Física e Geologia; a partir desse momento, a Geologia ocupou um espaço importante dentro da instituição. Ainda em 1972, jovens geólogos e geofísicos implantaram em Belém o primeiro Programa de Pós-Graduação stricto sensu na Amazônia, conhecido como Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geofísica (PPPG). A iniciativa foi importante para o desenvolvimento de uma nova visão do processo pedagógico de geração de geólogos e tornou-se a semente do que viria a ser o Núcleo de Ciências Geofísicas e Geológicas (NCGG) em 1975.

Com a crescente necessidade de espaço físico e funcional, em 1985, foi inaugurado o prédio do Centro de Geociências (CG), sendo que este foi dividido em quatro Departamentos: Geologia (DGL), Geoquímica/Petrologia (DGP), Geofísica (DGF) e Meteorologia (DM), que já existia, com os cursos de graduação em Geologia e Meteorologia. Essa nova estrutura deu solidez aos programas de formação qualificada de mão-de-obra em Geofísica, Geoquímica e Geologia, uma necessidade para o mercado de trabalho do setor geológico que, cada vez mais impositivo, demandava a pesquisa mais detalhada das ocorrências minerais amazônicas, descobertas ainda nos anos 70. A aprovação de um novo estatuto e regimento geral, pelo Ministério da Educação (MEC), em 2006, impulsionou a última importante conquista das geociências na UFPA que , em 2007, passou de Centro para Instituto de Geociências.

 

 

Texto: Shamara Fragoso - Assessoria de Imprensa UFPA

Publicado em: 26.10.2007 12:20