Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Plano oferecerá serviços médico, ambulatorial, hospitalar e odontológico a servidores de todos os campi da UFPA

A Universidade Federal do Pará firmou convênio com a Fundação de Seguridade Pessoal (GEAP). A partir do último dia 19, os servidores da UFPA terão direito a um plano assistencial de saúde, com atendimento médico, ambulatorial, hospitalar e odontológico. Assinaram o convênio o reitor Alex Fiúza, a vice-reitora Regina Feio, a superintendente da GEAP no Pará Maria da Graça Tavares, Amauri Dantas, coordenador do Programa Multicampi Saúde e Darciel Bezerra, presidente da caixa de assistência do plano.
           A GEAP oferece aos servidores públicos federais planos e programas de saúde, assistência social e previdência complementar através da administração, na forma de autogestão compartilhada. Cada servidor inscrito contribui com o que pode, de acordo com sua remuneração, e todos têm a mesma assistência. O custo dos planos é menor do que a tabela de mercado devido à finalidade não lucrativa da Fundação.
              Segundo a vice-reitora Regina Feio, dentre as vantagens do convênio com a GEAP estão a livre adesão dos servidores ao plano, a isenção de carência aos funcionários que aderirem ao plano nos próximos 30 dias e a valorização da família: “É preciso que se diga de maneira bem clara que o repasse do recurso dado pelo MEC e pelo MPOG não é de exclusividade do titular do plano, mas de todos os seus dependentes”.
              Darciel Bezerra, técnico administrativo do Hospital Universitário João de Barros Barreto e presidente da caixa de assistência do plano comemora a assinatura do convênio: “Nós técnicos administrativos esperamos há vários anos a assinatura desse convênio que é de suma importância para todos nós servidores que hoje, com uma luta árdua dos técnicos administrativos e da direção da reitoria, fomos congratulados com essa vitória, que é a implantação, enfim, do plano de saúde!”.
         Segundo o reitor Alex Fiúza, a idéia do plano de saúde é uma aspiração histórica da comunidade universitária: “Nós temos que reconhecer que, objetivamente, quem depende do SUS encontra, em pelo menos grande parte dos serviços, certa precariedade, e aqueles que precisam de urgência e emergência sofrem mais ainda nas filas”. Alex Fiúza explicou também que a Universidade não poderia criar um plano de atendimento diferenciado para os servidores no Sistema Único de Saúde, pois essa atitude viria de encontro ao princípio de igualdade de tratamento no serviço público.
         A medida tem o incentivo dos Ministérios da Educação (MEC) e de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que disponibilizarão às Instituições de Ensino Superior o valor de R$ 42,00 para cada servidor e dependente que aderir ao plano. O plano será pago em consignação de 5,02%, no contra-cheque dos servidores participantes. “Independente do recurso repassado pelo Ministério de Planejamento, a UFPA mantém o compromisso de assistência à saúde dos servidores. A universidade já vinha trabalhando na elaboração de um plano de saúde há muito tempo”, afirma a vice-reitora Regina Feio.
          O plano atenderá a servidores de todos os campi da UFPA. Servidores que possuem outros planos de saúde, também podem migrar para a GEAP sem qualquer carência.

Mais informações:
www.geap.com.br

Texto: Augusto Rodrigues – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Foto: Shamara Fragoso

Publicado em: 19.11.2007 20:08