Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Um barco para pesquisa e monitoramento

Um barco para pesquisa e Ecoturismo

Chegou a Belém o barco <<Calidris>>, especialmente desenvolvido e equipado para pesquisa e ecoturismo na Região Norte, que será utilizado em projetos de pesquisa do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Pará e já tem um convênio com o laboratório de Ornitologia e Bioacústica (LOBio). O projeto é coordenado pela Profa.Dra. Maria Luisa da Silva.

Um dos trabalhos desenvolvidos pelo LOBio é o monitoramento do dormitório do Papagaio-do-mangue Amazona amazônica, na Ilha dos Papagaios, com o objetivo de conhecer melhor a biologia desta espécie e obter subsídios para sua conservação e para participação no ecoturismo de Belém. O projeto nasceu em 2004 e a pesquisa recebeu o apoio da Paratur e da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Com a chegada do barco, as visitas à Ilha dos Papagaios serão facilitadas. O barco estará ancorado no trapiche do Hotel Beira-rio, onde poderá atender aos hóspedes, procurando contribuir a uma proveitosa interação entre turismo e preservação da natureza.

<<Calidris>> é o nome científico do Maçarico, ave marinha muito comum no litoral Brasileiro. O barco foi construído no Rio de Janeiro, seguindo modelos holandeses de mesmo porte.  

Os Pesquisadores - Maria Luisa da Silva (UFPa) e Jacques Vielliard (Unicamp) e alunos de graduação, mestrado e doutorado - Leiliany Negrão de Moura, executora do projeto.

Outros colaboradores da equipe:

Amanda Monte;
Angélica Lúcia Figueiredo Rodrigues;
Danielson Aleixo;
Denilson Oliveira Ferraz;
Eder Amoras Melo;
Eliane Reis Oliveira;
José Alvarez Júnior;
José Leonardo Lima Magalhães;
Luís Fernando Teixeira;
Marcelo Gomes da Silva;
Neusa Renata Emin de Lima;
Paulo Cesar Rodrigues Costa;
Vitor Luiz de Souza Lima.

Texto: Lorena Filgueiras - Assessoria de Comunicação Institucional/UFPA

Foto: Profa. Dra. Maria Luisa da Silva

Publicado em: 27.11.2007 12:53