Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA realiza Semana de Geociências

Até 07 de dezembro, o Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará, realiza a “Semana de Geociências da UFPA”, como parte das comemorações relativas ao cinqüentenário da instituição e com o objetivo de discutir um planejamento para a próxima década, dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional da universidade. 

Alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, funcionários, professores e representantes de entidades parceiras participam das mesas redondas, debates e palestras.

Recentemente, o curso de Geologia recebeu a nota máxima (cinco estrelas) pela revista “Guia do estudante”, publicação da Editora Abril e esse foi um dos assuntos discutidos durante esse encontro.

Para o diretor do Instituto de Geociências, professor José Geraldo Alves, esse conceito máximo resume todo o esforço de alunos, profissionais e mestres em 43 anos de trajetória do curso de Geologia. Os demais cursos do Instituto de Geociências (Meteorologia, Geofísica e Oceanografia) também obtiveram excelentes colocações.

Para o professor Raimundo Netuno Nobre Villas, esse conceito máximo não pode ser entendido como um sinônimo de acomodação. “A premiação é justa, mas demandará um esforço maior manter essa nota ou melhorar ainda mais a qualidade de nosso curso”, ponderou. 

Há muito a se comemorar – Segundo Netuno Villas, o mercado para os geólogos, está bem aquecido e raramente há um profissional fora do mercado. “As empresas que trabalham com prospecção de solos, vêm buscar profissionais aqui na UFPA. Pelos números, praticamente não há geólogos desempregados. Há quem não queira trabalhar em campo e para esses haverá alguma dificuldade de colocação profissional”, afirmou.

Mudança de perfil – O curso de Geologia vem sendo “invadido” pelas mulheres, cada vez em maior número dentro das salas de aula.

Pesquisa científica – Netuno Villas falou sobre as pesquisas científicas desenvolvidas pelo Curso de Geociências e destacou o estudo sobre o Crato Amazônico, uma região antiga, estabilizada, do ponto de vista geológico, que possui fantásticos recursos minerais. Há ainda os estudos evolutivos que procuram datar as rochas e áreas sedimentares das bacias e depósito de materiais minerais.

Publicado em: 04.12.2007 14:25