Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Pará sedia Encontro de Governadores do Mercosul

Entre os eixos temáticos discutidos durante o encontro, a cooperação técnico-científica, cultural e universitária terá destaque

O 1º Encontro de Governadores da Frente Norte do Mercosul vai até quinta-feira (06), no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. O evento, promovido pela Coordenadoria de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará (CIDS) e a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, vai até o dia 06 de dezembro.

O objetivo do encontro é acelerar a integração e a cooperação entre as doze nações sul-americanas participantes, com foco especial para os países amazônicos. São instituições supranacionais e representações estrangeiras, entre governos estaduais, federais, ONGs e instituições de pesquisa para discutir o processo de integração e cooperação na América do Sul. Três eixos temáticos norteiam o encontro: desenvolvimento regional sustentável; cooperação técnico-científica, cultural e universitária; e políticas sociais amazônicas.

Para o reitor da Universidade Federal do Pará, Alex Fiúza de Mello, é importante discutir o papel das universidades neste processo de integração. “Esse encontro inaugura uma etapa do avanço da cooperação entre os países amazônicos e sul-americanos e abre novas frentes de cooperação para a Ciência, Tecnologia e Educação”

No primeiro dia de evento, após a mesa de abertura, o reitor participou de uma plenária, com o tema “Desenvolvimento Sustentável na Amazônia: construção de uma agenda comum de cooperação a partir do território”.  “Nesse sentido, a Universidade Federal do Pará, por tudo aquilo que ela tem de experiência de cooperação internacional e regional, certamente será uma entidade chave nesse processo de integração”, afirma.

A programação consta também de grupos de trabalhos, compostos por representantes de organismos internacionais, de organizações não-governamentais, de empresas públicas, de instituições de pesquisa e de governadores estaduais dos países amazônicos, que debaterão as propostas para os três temas do encontro, farão aportes necessários e ratificarão a Agenda do Pará.

O encontro de governadores é uma ação no âmbito do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos (FCCR) do Mercosul, espaço criado para permitir a participação direta de governantes municipais e estaduais nas discussões do bloco.

O evento é o segundo encontro de Governadores do Mercosul. O primeiro ocorreu na Província de Tucumán, na Argentina, em maio de 2007, e envolveu principalmente as províncias do noroeste argentino e os Estados do nordeste brasileiro.

Texto: Íris Jatene - Assessoria de Comunicação Institucional

Publicado em: 05.12.2007 12:01