Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Projeto Luz na Amazônia conta com parceria da UFPA

“As necessidades são muitas, principalmente na questão da saúde”. Essa foi a afirmação da professora Marly Carvalho de Melo sobre as carências dos ribeirinhos da comunidade do furo do Maracujá, que possui realidade não muito diferente da maioria das comunidades ribeirinhas da Amazônia. Desde o ano de 2004, Marly Melo, professora do Curso de Farmácia, coordena uma parceria da UFPA com o Projeto Luz na Amazônia, que foi lançado pela Sociedade Bíblica do Brasil há mais de 45 anos, com o objetivo de amenizar as necessidades dessas populações através de ações coletivas e voluntárias.

A comunidade do Furo do Maracujá está localizada no município de Acará e foi atendida pela UFPA durante todo o ano de 2007, também com a contribuição do curso de Medicina Veterinária da UFRA e das técnicas de saneamento do CEFET. As viagens eram feitas de 15 em 15 dias, com intervalo apenas no mês de julho, e em cada visita, os ribeirinhos recebiam assistência médica, odontológica, laboratorial, entre outras.

Segundo a professora Marly, a equipe que integra as expedições é formada por aproximadamente 18 professores e muitos alunos. Os professores da UFPA são das faculdades de Farmácia, Odontologia e Medicina, da UFRA são os de Medicina Veterinária e os do CEFET os de Saneamento.

 Durante o Natal dos Ribeirinhos, que acontecerá no próximo dia 8 de dezembro, serão atendidas 150 famílias, sendo que o programa atendeu e cadastrou durante o ano 115. Nesse dia, elas receberão cestas básicas, roupas, sapatos e brinquedos. “A comunidade espera com ansiedade as visitas e é uma alegria quando chega o navio Luz na Amazônia e os profissionais da universidade”, afirma Marly, que conta da experiência ímpar que é participar desse projeto. O barco que levará a equipe até a comunidade sairá da Estação das Docas, no sábado, às 7h30 da manhã.

O Natal dos Ribeirinhos será mais uma ação dentro de um trabalho que aconteceu durante todo o ano. Em 2008, esse mesmo processo será iniciado com outra comunidade, que ainda será escolhida pela equipe.

 

Texto: Shamara Fragoso – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Publicado em: 06.12.2007 10:02