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Faculdade de Serviço Social debate projeto pedagógico Seminário visa aprofundar a discussão teórica sobre a questão social no currículo

O Seminário <A centralidade da questão social no Projeto Pedagógico do Curso Serviço Social> acontece até nesta quarta-feira (12). O evento, que iniciou dia 10, tem como objetivo aprofundar o debate teórico sobre a questão social. <Este evento faz parte de um processo de contínua consolidação do projeto pedagógico de ensino do curso>, afirma a professora Joana Valente, coordenadora do seminário.
A mesa redonda <Questão social: fundamentos teóricos e elementos para a pesquisa> abriu o seminário na tarde de ontem, no auditório Setorial Básico, e atraiu um grande público interessado na discussão. Participaram da mesa como debatedoras as professoras Josefa Batista (UFMA) e Heloisa Correa (UFAM). A mediadora foi a professora Joana Valente.
Josefa Batista se contrapõe à linha de pensamento que concebe que a questão social surge na sociedade capitalista. Baseada no <Manifesto Comunista> de Karl Marx e Friedrich Engels (1848), Batista afirma que <a questão social é sintetizada pela luta de classes>.
Para Heloisa Correa, <a questão social é oriunda, sim, do modo de produção capitalista> e a gênese do tema está em Paris e Londres do século XIX, com a pauperização da classe operária. <Em ambos os casos (as questões sociais) são frutos das relações sociais capitalistas, notadamente nos primeiros 40 anos da Primeira Revolução Industrial>. Segundo Correa, o Brasil se insere na problemática das questões sociais com o desenvolvimento da política mercantilista, quando emergem as questões sociais do negro, do índio e do trabalhador rural.
Nesta terça e quarta, o evento será destinado exclusivamente aos docentes e pós-graduandos de Serviço Social.


Texto: Augusto Rodrigues (ASCOM UFPA)
Foto: Shamara Fragoso

Publicado em: 11.12.2007 12:55