Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Cametá celebra os 20 anos de interiorização

Nesta quinta-feira (13), a Administração Superior da Universidade Federal do Pará (UFPA) chega a Cametá, para mais uma visita aos campi do interior do Estado. Durante o segundo semestre de 2007, a comitiva esteve nos municípios de Marabá, Altamira, Santarém, Castanhal, Bragança, Abaetetuba, Soure, Breves e, agora, Cametá. A visita faz parte das comemorações pelo cinqüentenário da universidade e os 20 anos do processo de interiorização da UFPA.

 A programação será realizada nos dias 13 e 14 de dezembro e inclui inaugurações, audiências com a comunidade acadêmica (professores, estudantes e técnico-administrativos) e com a população local, além de eventos culturais e entrevistas para a imprensa.

A comitiva é formada pelo reitor Alex Fiúza de Mello, a vice-reitora Regina Feio e os pró-reitores da instituição. Os encontros com as comunidades acadêmicas e as populações locais devem resultar na elaboração de um plano, que deverá nortear as ações da Universidade em todas as regiões do Estado, nos próximos anos. O documento será entregue à próxima Administração Superior, que tomará posse em meados de 2008.

Campus de Cametá - Campus Fundado em 1987, na administração do Reitor José Seixas Lourenço, o campus de Cametá foi fruto do Projeto Norte de Interiorização da Universidade Federal do Pará – UFPA. O técnico-administrativo Jorge Dias da Cunha foi o seu primeiro gestor. Desde o início de suas atividades, o campus de Cametá é sediado no prédio da escola de ensino fundamental Paulo Nogueira, cedido pela Prefeitura em março de 1991, através da Lei Municipal Nº 1207.

Em outubro de 1987, ocorreu o primeiro processo seletivo para oferta de 50 vagas em cada um dos cursos de Licenciaturas em Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia, que funcionaram em regime intervalar. O primeiro curso ofertado no regime regular foi implantado em 1994, com uma turma de Licenciatura Plena em Pedagogia.

 Atualmente, o Campus de Cametá possui 659 alunos distribuídos em cursos de sistemas intervalar, regular e à distância, dentre eles História, Letras - Habilidades Língua Inglesa e Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia. Texto: Assessoria de Comunicação Institucional UFPA

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional UFPA

Publicado em: 11.12.2007 17:33