Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Cametá recebeu comitiva da administração superior para celebrar o cinqüentenário

Depois de um ano, marcado pelo Cinqüentenário da maior instituição de ensino superior do Norte do país, a administração superior da UFPA  encerrou, no último dia 14, a série de visitas aos nove campi da UFPA no interior do Estado.
O campus de Cametá foi fundado em 1987, na administração do reitor José Seixas Lourenço, e possui 659 alunos, distribuídos em cursos de sistemas intervalar, regular e a distância, dentre eles, História, Letras (habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa), Matemática e Pedagogia.
O coordenador do campus, Prof. Gilmar Pereira da Silva, recebeu a comitiva no dia 13, que participou da inauguração da biblioteca e de mais um pavilhão de salas. Além disso, o campus, totalmente revitalizado, teve a rua asfaltada e sua fachada pintada. A coordenação do Campus pretende inaugurar ainda uma sala com cabines para estudo individual (anexa à Biblioteca) e duas salas, que serão destinadas aos Centros Acadêmicos dos Cursos.

Reunião da Administração superior com técnicos administrativos

O coordenador do campus de Cametá, Gilmar Silva, ressaltou a importância da presença do reitor, vice-reitora e pró-reitores no Campus de Cametá e lembrou de uma entrevista que concedeu um ano atrás: “o Beira do Rio me fez uma pergunta sobre o que melhorou no campus e respondi que a auto-estima dos alunos e técnicos foi a diferença mais marcante – nos sentimos parte da UFPA”.
Gilmar Silva está há dois anos e meio à frente da administração do campus de Cametá e comemora os resultados positivos: “todas as salas são climatizadas. Conseguimos fazer boa parte do que queríamos ter feito nesses anos, com recurso limitado e muita vontade”.
Para o reitor da UFPA, Alex Fiúza, estamos “vivemos o início de uma grande transformação de todos os campi da UFPA”. O reitor anunciou a contratação de mais técnico-administrativos e professores e a implantação de mais cursos de graduação. “Vivemos uma fase de consolidação definitiva, que começou há 20 anos”.
O reitor acrescentou ainda, que “é fundamental dar uma condição ambiental adequada e tecnologia, para que possamos proporcionar melhor qualidade de vida e ganho intelectual a todos os que trabalham nos campi da UFPA. As contratações começarão a partir do ano que vem”.

Investimentos Físicos (Infra-Estrutura)

A UFPA, através do REUNI, receberá, nos próximos anos, mais de 70 milhões de reais. “Poderemos contratar mais de 500 professores, construir mais salas de aula, laboratórios e salas dos professores. Porque onde se planta universidade, muda-se a realidade de um povo”, finalizou o reitor.

Recursos e Novidades

A vice-reitora, profa. Regina Feio, ressaltou que a administração do campus de Cametá “conseguiu milagres com o pouco recurso destinado”. Regina anunciou que em 2008 o recurso destinado para o campus Cametá será de 2 milhões, 23 mil e 903 reais, que serão investidos em salas de aula e laboratórios. Até o ano de 2010, serão contratados mais de 50 docentes e três técnicos administrativos.

Texto: Lorena Filgueiras – Assessoria de Comunicação Institucional.
Publicado em: 14.12.2007 10:24