Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Inaugurações, lançamento do novo site e homenagens marcam as comemorações de aniversário da Biblioteca Central

Modernidade e eficiência. Essas são duas palavras que definem precisamente a trajetória da Biblioteca Central da UFPA, que atualmente é referência regional e nacional na área de bibliotecas universitárias. No  dia 19 de dezembro, a biblioteca completou 45 anos de existência e a UFPA tem muito a comemorar.
Durante todo o dia foi realizada uma programação especial, que incluiu a solenidade comemorativa, o lançamento de publicações especiais e a inauguração da acessibilidade ao prédio da biblioteca para portadores de necessidades especiais.

Acompanhar a evolução tecnológica que modificou completamente o funcionamento de grandes bibliotecas em todo o mundo foi o maior desafio enfrentado pela Biblioteca Central nos últimos anos. <<Em tempos passados, eram oferecidos serviços tradicionais, como a consulta local ao acervo por meio do catálogo de fichas em papel. Hoje, o acervo e nossos serviços evoluíram para os meios eletrônico, digital e virtual, e conseqüentemente o catálogo do acervo das bibliotecas da UFPA está disponibilizado na rede mundial>> observa Silvia Moreira, diretora do Sistema de Bibliotecas da UFPA.

Para alcançar o patamar em que se encontra, a Biblioteca Central contou com a dedicação de gerações de dirigentes e servidores. Sua criação foi concebida na gestão do ex-reitor José Rodrigues da Silveira Netto (1960-1969). Durante dez anos, ela funcionou em diversos endereços provisórios: até 1969, ficou instalada na Av. Governador José Malcher e, posteriormente, ocupou um prédio estilo germânico na Rua José Bonifácio. Já o prédio definitivo, no Campus Universitário, foi inaugurado na gestão de Aloysio Chaves (foto), em 1972. Em 1975, por meio do Decreto nº 75.377, de 14 de fevereiro, a Biblioteca recebeu o nome oficial de Biblioteca Central - BC. Em 1976, houve a ampliação do prédio passando a ocupar uma área de 6.117 m².

Silvia Moreira lembra a importância dos diretores que lhe precederam, ressaltando que cada um <<cumpriu papel importante com ações que contribuíram para o avanço da biblioteca>>.Em janeiro de 2004, a Biblioteca Central passou por ampla reforma. Em meio a uma solenidade inaugurou-se as obras de modernização e revitalização de sua infra-estrutura física. Na ocasião do evento, a biblioteca foi oficialmente denominada de Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Fernando Ribeiro Beckmann, onde descerrou-se a placa como uma homenagem ao seu organizador e primeiro diretor.

Atualmente, a Biblioteca Central é coordenadora do Sistema de Bibliotecas da UFPA (SIBI/UFPA), composto por 33 bibliotecas que atendem aos institutos, núcleos, unidades acadêmicas especiais (hospitais e Escola de Aplicação) e aos campi do interior. A Biblioteca Central realiza em média 2.500 atendimentos diários. Quando se trata de inovação, tem sido pioneira na Região Norte ao implantar recursos modernos como o software Pergamum e o sistema eletromagnético anti-furto de acervo. Será inaugurada a acessibilidade para portadores de necessidades especiais, o que inclui rampas de acesso, entradas com desníveis, barra de apoio, corrimão e plataforma elevadora. O espaço Braille será reinaugurado com área mais ampla, modernos equipamentos e softwares voltados aos portadores de deficiência visual.

Durante as comemorações dos 45 anos da Biblioteca Central serão lançadas as publicações <<Catálogo de Teses e Dissertações dos Programas de pós-graduação Strictu Sensu da UFPA, 1976-2007>>e <<Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos>>, que deverá ser adotado nos cursos da instituição. Já o <<Ementário dos Conselhos Superiores Deliberativos da UFPA: Consun, Concur, Consep, CONSAD, 1957-2007 será disponibilizado em Cd-Rom e via internet. O novo site poderá ser acessado no endereço www.ufpa.br/bc (copie e cole no seu navegador).

Histórico: Ex-Diretores da Biblioteca:
Clodoaldo Fernando Ribeiro Beckmann (1962 - 1966)
Ruthe Pinheiro Condurú Chalala (1966 - 1969)
Ana Augusta Fernandes Amorim (1969 - 1971)
Magali Renata Van Djick Vergolino (1971 – 1985)
Maria Cristina Montenegro Duarte Lira (1985 – 1993)
Maria Hilda de Medeiros Gondim (1993 – 1997)
Maria das Graças da Silva Pena (1997- 2001)
Publicado em: 17.12.2007 14:34