UFOPA terá 50 cursos e cerca de dois mil alunos em seu primeiro ano de criação
Foi assinada, no último dia 12 de dezembro, em Brasília, uma Mensagem Presidencial ao Congresso Nacional para a aprovação do Projeto de Lei da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A nova universidade deverá começar a funcionar ainda em 2008.
Segundo o reitor da UFPA, Alex Fiúza de Mello, “a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará foi uma grande conquista e a expectativa é a de que a estrutura toda seja implantada em até seis meses”. Uma vez aprovada pelo congresso e assinada pelo presidente, a UFOPA já estará apta a funcionar. “O passo seguinte é a indicação, pelo Ministro da Educação, de um nome para a reitoria”, complementou. É indispensável ainda a elaboração do regimento e estatuto da UFOPA.
A Universidade Federal do Oeste do Pará terá 50 cursos e receberá aproximadamente dois mil alunos neste primeiro ano de sua criação. “Em quatro anos teremos 10 mil alunos”, afirmou o reitor da UFPA. Com a criação da UFOPA, as estruturas físicas da UFPA e da UFRA serão incorporadas à nova universidade.
O projeto da Universidade Federal do Oeste do Pará nasceu dentro da UFPA, o que mostra a instituição se compromete com as necessidades do Estado. “A universidade perde um campus, mas o Estado ganha uma nova universidade – isso é um sinal de amadurecimento”, declarou Alex Fiúza. “Se não tivesse feito nada nas minhas gestões, mas se tivesse ajudado a criar a UFOPA, já teria valido a pena”, concluiu.
Texto: Lorena Filgueiras - Assessoria de Comunicação Institucional
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária