Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Instituto de Geociências inaugura infra-estrutura para a Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da Universidade Federal do Pará (UFPA) ganhou novos ambientes de pesquisa. No último dia 19, foram inaugurados laboratórios, salas e o novo auditório do Instituto de Geociências (IG). Além das inaugurações, o programa tem outro motivo para comemorações: foi conceituado, pelo segundo triênio consecutivo, com nota 06 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Segundo Paulo Gorayeb, diretor do Departamento de Pós-Graduação, ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), a nova estrutura física conta com salas de aula, de pesquisa e de multimeios, bem como laboratórios de Microscopia, Geologia Marinha e Processamento Sísmico.

Foram investidos cerca de R$ 437 mil, financiados pela Financiadora de Pesquisa e Projetos (FINEP), através do projeto “Plano de desenvolvimento de Infra-Estrutura de Pesquisa da UFPA”, que visava investir nos Programas de Pós-Graduação de maneira geral. As obras no IG fazem parte do subprojeto “Ampliação da Infra-Estrutura Física do Centro [atual Instituto] de Geociências e Adaptação dos Ambientes de Pesquisa”, coordenado por Gorayeb.

Após as inaugurações, houve uma comemoração pela conceituação 06 na avaliação trienal da CAPES. Esta é a segunda seguida vez que o programa alcança este conceito. Para Jean Michel Lafon, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica, o conceito significa a consolidação do Curso “Este é o único curso de Pós-Graduação do Norte do país com esta conceituação. Tanto das Geociências, como de qualquer outra área. Isto representa qualidade e excelência”, comenta.

O Programa foi o primeiro curso de pós-graduação Stricto sensu da UFPA, implantado em 1973. Para manter a qualidade do curso, o programa deve superar desafios. “Já estamos em processo de colaboração com outros cursos da Amazônia. Através de convênios, participamos com o nosso know-how para ajudar a consolidar os outros cursos”, completa.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do reitor da UFPA, Alex Fiúza de Mello, diretor do Departamento de Pós-Graduação, Paulo Gorayeb, do diretor do IG, José Geraldo Alves, do diretor da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), João Guerreiro, e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica, Jean Michel Lafon.

Publicado em: 19.12.2007 17:51