Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Centro de Reposição Enzimática do Bettina Ferro comemora um ano de atividade

O Centro de Reposição Enzimática Cassiano Sena Nascimento é referência nacional como único da região norte a realizar esse tipo de tratamento. Mais conhecido como Centro de Infusão, pertence ao Hospital Universitário Bettina Ferro e completou na última quarta-feira, 03, um ano de funcionamento.

O Centro trata crianças e adolescentes portadores de Mucopolissacaridose (MPS), doença hereditária causada por erros inatos de metabolismo, que determinam a diminuição de enzimas importantes para corpo.

Os pacientes do Centro recebem um acompanhamento multiprofissional, pois a MPS afeta várias partes do corpo, causando alterações na face, megaencefalia, abdômen protuberante, retardo no crescimento, perda auditiva, dificuldade respiratória, córnea opacificada, anormalidades no coração, crescimento anormal do fígado e do baço e danos neurológicos.

Atualmente três adolescentes são tratados, dois com MPS  tipo VI e um com MPS tipo I. Segundo a Coordenadora do Centro de Infusão, Dra. Isabel Neves de Souza, a reposição enzimática é a terapia que tem mostrado maior eficácia no tratamento da MPS, já que o transplante de medula só pode ser feito em crianças menores de dois anos.

O tratamento de reposição de enzimas é contínuo, feito semanalmente por via endovenosa com duração em média de quatro horas. O desenvolvimento de um dispositivo de liberação contínua do medicamento implantado no paciente já está sendo trabalhado por uma universidade americana com o objetivo de diminuir o custo do tratamento e a freqüência ao hospital, segundo a assessoria da Associação Paulista de Mucopolissacaridoses. Maiores informações sobre o Centro de Infusão pelo fone 3201 7825 / ramal 249.
 
Texto: Rejianne Alves - Assessoria de Comunicação do Hospital Universitário Bettina Ferro Souza.

Publicado em: 09.01.2008 12:51