Visita de embaixador da Venezuela fortalece intercâmbio com a UFPA
O reitor da Universidade Federal do Pará, Alex Fiúza de Mello, recebeu no último dia 14, o embaixador da República Bolivariana da Venezuela no Brasil, Júlio José García Montoya. A visita fez parte da agenda do embaixador em Belém e teve a finalidade de fortalecer as relações com o Brasil, em especial com o Norte do país.
Na reunião com o reitor, o embaixador José García Montoya manifestou o interesse em estreitar as relações com a universidade, promovendo o intercâmbio através de programas de bolsas de estudo. “Essa é a primeira de muitas visitas que pretendo fazer, pois temos o interesse de fazer convênios com a universidade”, destacou o embaixador.
Para o reitor Alex Fiúza de Melo, o primeiro passo já foi dado com a criação do Centro de Estudos Brasil-Venezuela (CESUL), que funciona do prédio do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA. “Estamos criando um acervo sobre a Venezuela para pesquisadores e alunos, que dará suporte a estudos comparativos ou sobre o próprio país. Então, estamos no início de um trabalho de intercâmbio”, disse. O reitor ressaltou ainda que a intenção é tornar a universidade um grande centro de estudos latino-americano para questões amazônicas.
Também participaram do encontro a Cônsul geral em Belém Gladys Armas Rojas, a representante da Associação de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) Luzia Jucá, o integrante do comitê gestor do CESUL José Vidal, o Coordenador do Programa Cátedra/UNESCO Luiz Aragon, entre outros convidados.
Após a reunião, eles seguiram para o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), onde o embaixador pôde conhecer algumas das produções científicas da UFPA e o Centro de Estudos Brasil-Venezuela. Durante a visita, Júlio García Montoya fez a doação para a universidade de 30 exemplares de material histórico sobre a Venezuela, entre livros e revistas. O material vai compor o acervo do CESUL para pesquisas.
CESUL - O Centro de Estudos Brasil-Venezuela (CESUL) da UFPA foi criado no dia 26 de setembro de 2007. O Centro é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores, com o objetivo de investir na cooperação com universidades públicas federais, a fim de ampliar a produção de conhecimento sobre a América do Sul, mais especificamente a Venezuela.
Juntamente com o Centro foi criada a sede da Cátedra UNESCO de Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento Sustentável na UFPA. A Cátedra é um programa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) que visa produzir conhecimento científico para a formulação de políticas públicas no campo do desenvolvimento sustentável. Atualmente, existem no Brasil 23 unidades da Cátedra UNESCO.
Texto: Éricka Pinto - Assessoria de Comunicação Institucional - UFPA
Foto: Mari Chiba
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária