31º Enarte tem vasta programação

A agenda cultural de Belém para o mês de outubro é extensa, e a UFPA dá a sua contribuição. Além do Auto do Círio, que ocorreu na semana da procissão de Nossa Senhora de Nazaré, também põe em pauta o 31º Enarte (Encontro de Arte de Belém), que iniciou no último dia 15 e se estende até o próximo dia 22, com o tema “Arte na contemporaneidade: criação e ineditismo”. O evento é organizado pela Escola de Música da UFPA (Emufpa), ligada ao Núcleo de Arte (Nuar), e pela Sociedade Amigos da Música (SAM). O encontro ocupará diversos espaços culturais da cidade, como o Teatro da Paz, o Instituto de Artes do Pará (IAP) e o Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU).
     A programação traz apresentações musicais, teatrais, exposições de artes plásticas, cursos, oficinas, palestras e uma mesa-redonda. Nesta edição do encontro, haverá ainda o lançamento do livro “Memória e história: valores para um novo tempo”, que conta a história da Escola de Música e do Enarte. “É um evento organizado pela Escola de Música, mas não é voltado apenas para a música”, ressalta Celson Gomes, diretor da Escola de Música da UFPA.
     A escolha dessa época para realizar o encontro não é por acaso, como o próprio Celson Gomes confirma: “O Enarte surgiu com a proposta de integrar a atividade artística da universidade com o fluxo turístico da cidade no Círio”. A utilização de espaços consagrados da cidade também é estratégica para a repercussão do evento. “O Teatro da Paz será a nossa casa de espetáculos principal, pela ótima acústica e capacidade de comportar um grande público”, explica o diretor.
     O tema “Arte na contemporaneidade: criação e ineditismo” trará discussões sobre a criação artística e as suas múltiplas possibilidades, que serão trabalhadas durante os cursos e oficinas. Artistas e pessoas ligadas à academia ministrarão as atividades, abertas à comunidade em geral, mediante inscrição prévia.
     O Enarte acontece ininterruptamente desde 1973, e é uma idealização do pianista e compositor Altino Pimenta, quando era o diretor do Serviço de Atividades Musicais (SAM), hoje Escola de Música da UFPA. Ele foi concebido com o objetivo de promover a integração dos diversos setores artísticos da UFPA, nas áreas de música, dança, teatro, cinema, artes plásticas e literatura, tendo enquanto público-alvo a comunidade universitária e a população em geral. Ao longo de sua história, a música ganhou ênfase na programação, mas as demais linguagens sempre estiveram presentes. A direção do evento pretende com isso apresentar ao público os artistas formados pela Escola de Música e de outros centros do país e exterior. “Ao longo desses trinta anos, o que se tem visto é um crescimento do Enarte”, avalia Celson Gomes. Hoje o encontro reúne cursos, oficinas, exposições, apresentações, debates e palestras.
     Maiores informações pelos telefones 242-6233 e 242-6240.

Publicado em: 19.10.2004 00:10