Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Engenharia Mecânica prepara equipe para competição Mini Baja Brasil-Petrobras

A Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará abrange durante os cinco anos de duração do curso diversas áreas do conhecimento como mecânica dos sólidos, produção, processos de fabricação, área térmica, fluidos e materiais. Com o objetivo de aplicar esses conhecimentos nove estudantes de Engenharia Mecânica (Alexandre Santiago Borges, Ariely Assunção Pereira, Breno Viegas Dantas Martins, Carlos Leno Pinto Mota, Mauro Celso Queiroz, Rodrigo Ichiro Ikeda, Rodrigo Augusto Sampaio Pantoja, Thiago Augusto Pacheco Tavares) e um de Engenharia Elétrica (Diego Garcia Blanco) desenvolveram o projeto <<A competição SAE, a equipe e projeto Baja SAE Brasil>>, coordenado pelo Prof° Dr. Roberto Tetsuo Fujiyama com supervisão do Prof.° MSc. Rodrigo Vieira e o apoio do Laboratório de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA.

 

O projeto resulta na construção do protótipo real de um veículo off-road denominado BAJA que possui uma estrutura tubular sendo movido à gasolina com transmissão por corrente e que alcança velocidade de até 50 km/h. O Projeto começou a ser executado em Outubro de 2007 com várias etapas que começaram com o estudo teórico e dimensionamento da estrutura e dos componentes, seguidos pela simulação virtual, aquisição de materiais, construção, montagem do BAJA, ajustes e testes que devem culminar com a participação na competição Baja SAE Brasil-Petrobrás.

 

A competição é considerada a maior atividade extra-curricular dos cursos de engenharia no Brasil, com dois circuitos; um simples e um irregular. O evento vai ocorrer durante os dias 13 a 16 de Março de 2008 no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo em Piraciaba, São Paulo. O projeto da UFPA vai participar dessa competição através da equipe <<Pará Pai D’Égua, Muiraquiã I>> que está entre as 69 equipes inscritas na competição oriundas de diversas Universidades Federais, Estaduais e Privadas de todo Brasil.

 

O protótipo está em fase de finalização e deve ser concluído até o dia 20 de fevereiro, quando começam os testes. O projeto mecânico foi orçado em R$ 14.680,00 envolvendo a compra do motor, subsistemas de freios, suspensão, direção e a estrutura do veículo, fora os custos da viagem e hospedagem. Apesar das dificuldades, a equipe conta com o apoio de diversas instituições de ensino e de várias empresas regionais. Segundo professor Roberto Fujiyama, coordenador do projeto, << o fato de poder competir já um mérito para universidade, pois o projeto garantiu a aplicação dos conhecimentos e a participação de uma equipe representando o norte do país pela primeira vez, >> concluiu. A execução do projeto e a competição SAE Brasil podem ser acompanhadas através do site  http://www.equipeparapaidegua.com/.

 

 

Alinic Carmo - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Foto: Divulgação/Projeto <<A competição SAE, a equipe e projeto Baja SAE Brasil>> 

 

Publicado em: 07.02.2008 17:58