Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Ouvidoria da UFPA lança site

Está no ar o site da Ouvidoria da Universidade Federal do Pará (UFPA). O novo site, que começou a funcionar a partir do início de fevereiro, permite, através de um Sistema de Gestão Informatizado, que os usuários façam suas manifestações via Internet e as acompanhem em tempo real.

O site oferece também aos visitantes informações sobre o que é a Ouvidoria, relatórios, as atribuições, o Código de Ética, bem como legislações e regulamentos que determinam e esclarecem a função do Ouvidor.

Segundo a ouvidora da universidade, Thelma Colares, este sistema de gestão proporcionará mais flexibilidade, facilitando a comunicação com as unidades da UFPA, além de diminuir o fluxo de papéis. “O sistema agiliza porque diariamente o gestor pode verificar a informação”, explica.

Mesmo com o site, a Ouvidoria não descredenciará o atendimento pessoal. Para a ouvidora, muitas vezes o atendimento presencial estabelece uma relação de confiança. “Isso não quer dizer que nestes atendimentos não usaremos o site. Pelo contrário. O site nos permite que registremos e acompanhemos os casos”.

Thelma Colares afirma ainda que a UFPA é pioneira ao aplicar o atendimento da Ouvidoria online, através de um Sistema de Gestão Informatizado. Antes, o atendimento era feito somente por e-mail ou processos impressos e o acompanhamento por telefone. Com o site, o usuário poderá cadastrar sua manifestação em três passos e optar por ser comunicado da resposta via e-mail, correio ou presencialmente. Isso facilitará com que os casos sejam respondidos no prazo de sete a vinte dias úteis.

A Ouvidoria – A Ouvidoria é uma unidade da UFPA responsável por receber manifestações, como reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos, outras instituições, entidades, Agentes públicos, quanto aos serviços e atendimentos prestados pela Instituição. Sendo uma ponte entre os usuários e as unidades, o objetivo é melhorar as formas de serviço da universidade.

Criada em 05 de junho de 2006, pela necessidade de modernizar a gestão da UFPA, a Ouvidoria relaciona-se diretamente com as 54 unidades, em 1º escalão, da universidade (Administração Superior, Institutos, Coordenação dos Campi etc.). Como Ouvidoria Universitária, os serviços da unidade contribuem para a melhoria de ações tanto na área administrativa quanto na acadêmica. “Os alunos são os usuários que mais nos procuram”, afirma a ouvidora.

Serviço – O endereço do site da Ouvidoria é www.ouvidoria.ufpa.br (copie e cole em seu navegador).


Texto: Íris Jatene - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA


Publicado em: 14.02.2008 18:42