Instituto de Ciências Socias instala Minter em Administração

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas realizou, na última quinta-feira (14) , no Centro de Capacitação, a instalação do primeiro Mestrado Interinstitucional em Administração na Universidade Federal do Pará. O curso será ministrado pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o Protocolo de Integração das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IES). Com áreas de concentração em gestão pública e gestão organizacional, o mestrado é o primeiro da região Norte.
Representantes das quatro instituições envolvidas (Cesupa, Unama, UFPA, Cefet) além dos 25 alunos selecionados para o curso, participaram da aula inaugural que teve a conferência “Tendências e perspectivas da gestão contemporânea”, proferida pelo professor Miguel Eduardo Moreno Añes, coordenador do PPGA/UFRN.
Miguel Añes afirmou que a missão do curso de Mestrado em Administração é entender os problemas atuais. “O atual cenário é um mar de turbulências”. Todas as áreas – engenharia, direito, medicina... – procuram pessoas capazes de gerenciar, de organizar, de levar à frente projetos do século XXI”.
Citando Tom Peters, autor que teoriza que nos próximos dez anos 90% das profissões que conhecemos tendem a desaparecer, em função das mudanças tecnológicas, o professor defende que a contemporaneidade exige não somente a atualização das tecnologias, mas também uma mudança de consciência. “O que importa são as pessoas, tudo mais é cenário”, diz.
Para Aláudio Mello Jr, coordenador do curso de Administração da UFPA, a instalação do PPGA ultrapassa a mera implantação de um novo curso. “Inauguramos uma etapa no Instituto em que teremos o crescimento da pesquisa, da extensão e das publicações de trabalhos. Nós, da faculdade Administração, ficamos muito satisfeitos em poder contribuir para o engrandecimento da nossa universidade” afirma.
Para a diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Maria Elvira Sá, o mestrado em Administração tem caráter estratégico. “É o início de um processo de consolidação da pós-graduação e da pesquisa na grande área da sócio-economia na UFPA”.
O corpo docente do curso de Mestrado em Administração é composto por 14 professores doutores. A duração máxima do curso é de 36 meses. Toda estrutura física está sediada na UFPA.
Texto: Augusto Rodrigues
Foto: Mari Chiba
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária