Grupos PET querem ampliação dos projetos
A III Jornada de Iniciação Científica do Programa de Educação Tutorial (PET) , que encerra nesta sexta-feira (15), na UFPA, abordou a importância das atividades do Programa para as Instituições de Nível Superior e para sociedade.
O assunto foi discutido na mesa-redonda “Ensino, Pesquisa e Extensão: A verdadeira contribuição do PET para as IES e para a sociedade local”, mediada pelo tutor do PET de Geografia, João Márcio Palheta, e integrada pelos professores Giovane Mota, Jeanne Nascimento e Carlos Costa. Os convidados, também tutores de Programas de Educação, destacaram a necessidade de que mais professores se envolvam nos grupos PET, com o objetivo de ampliar a ação dos projetos.
Os primeiros grupos PET foram criados em 1979, mas foi a partir do ano de 2000 que passaram a ser vinculados à Secretaria de Ensino Superior (SESu/MEC). O objetivo do programa é fazer com que os alunos apliquem e aprofundem, ainda mais, os conhecimentos adquiridos no curso de graduação, consolidando a tríade ensino, pesquisa e extensão. Eles são orientados pelos tutores, que, na condição de professores, viabilizam as atividades extracurriculares.
Os chamados “petianos” aprendem a trabalhar em grupo, desenvolver atividades interdisciplinares e utilizarem seus conhecimentos pensando na comunidade, a cada projeto que idealizam e realizam. “O PET deve contemplar, acima de tudo, a formação de cidadãos”, afirmou o tutor do PET de Agronomia, Carlos Costa.
Os projetos de extensão foram especialmente discutidos durante o debate, pois atingem diretamente a comunidade. Nesse momento, os tutores ressaltaram a diferença que existe entre desenvolver projetos para alguém e trabalhar com o acompanhamento dos interessados. Os integrantes do PET são estimulados a ouvir a comunidade antes de propor soluções para seus problemas, para que suas propostas atendam as verdadeiras necessidades.
As Jornadas de Iniciação Científica também funcionam como uma via de divulgação dos trabalhos que podem ser desenvolvidos por meio dos grupos PET. Os cursos que possuem o Programa de Educação Tutorial ainda são minorias dentro da UFPA, por isso, as mesas-redondas e os mini-cursos da Jornada podem estimular outros alunos e professores a se envolverem com esses grupos ou criarem programas de educação em outros cursos para a implementação de projetos de graduação.
Texto e foto: Shamara Fragoso – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
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