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O evento discute a formação acadêmica e profissional dos discentes e a estrutura do Programa

      A formação acadêmica e profissional dos discentes das diversas turmas de mestrado e doutorado  foi o foco das discussões do Seminário do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, que aconteceu nesta quinta-feira (28), no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. O evento mostrou aos alunos toda a dinâmica e estrutura da Pós-graduação no país, em especial na área das Ciências Sociais, dando ênfase às exigências de um perfil tanto do docente como do discente que está engajado nos programas da Universidade Federal do Pará.

      Entre os assuntos discutidos durante o seminário destacam-se a produção científica, intercâmbios e as agências de fomento à pesquisa. O professor Ernani Chaves foi um dos palestrantes convidados. Ele falou da estrutura atual dos programas de Pós-graduação no Brasil, fazendo um breve histórico desse processo iniciado a partir da década de 50, com a criação da Capes e do CNPq. De acordo com Ernani, apesar das políticas de fomento ao ensino e à pesquisa terem avançado nas regiões Norte e Nordeste do país, com o aumento do número de bolsas e financiamento de pesquisas ligadas à Amazônia em várias áreas, as prioridades ainda são voltadas para outras regiões.

      Para Ernani, em um programa de Pós-graduação, o intercâmbio com outras universidades do Brasil e de outros países merece destaque e a iniciativa pode partir do próprio aluno em ultrapassar os muros da instituição de ensino em que estuda. “É muito importante que haja um intercâmbio porque a troca de conhecimento, de experiência, é enriquecedora. Então, eu sempre incentivo os alunos nesse sentido”, afirmou.

      É o que está fazendo o aluno Geldes Castro, que ingressou este ano no curso de mestrado na área de Sociologia. Ele aproveitou o seminário para buscar orientações junto aos docentes sobre o programa. “Pra quem está entrando na Pós-graduação, como eu, este contato com os professores dá oportunidade de conhecer melhor, por exemplo, as linhas de pesquisa”, disse.

      Já a palestra “Construindo a vida acadêmica e profissional: o ABC da produção científica”, ministrada pela vice-coordenadora do PPGCS, Denise Pahl Schaan, chamou a atenção dos acadêmicos para a participação em eventos científicos e publicação de artigos. “O importante de um currículo não é a quantidade e sim a qualidade na formação do profissional”, ressalta.

 


Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Publicado em: 28.02.2008 05:49