UFPA participa da nova versão do Projeto Rondon
Projeto Rondon é mais uma ação extensionista na UFPA
A Universidade Federal do Pará, por intermédio da sua Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), toma novamente uma dimensão nacional no que diz respeito a ações extensionistas, quando participa, pela primeira vez, da nova versão do Projeto Rondon, coordenado atualmente pelo Ministério da Defesa em parceria com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Ministério das Cidades, Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Integração Nacional e outros.
O projeto "Gerar, Nascer e Crescer saudável: responsabilidade e comprometimento com a vida na promoção de educação em saúde , coordenado pela Profª Ieda Maria Louzada Guedes, com o apoio da doutoranda Charliana Aragão Damasceno e de mais seis estudantes de graduação, desenvolveu ações na cidade de Portel, localizado na Ilha do Marajó, Estado do Pará, no mês de janeiro deste ano. Portel foi um dos 31 municípios paraenses agraciados pela Operação Grão-Pará, integrada por 45 municípios dos Estados do Pará e Piauí. Essa Operação faz parte de um conjunto de ações do Projeto Rondon, que envolvem atividades voluntárias de universitários voltadas às necessidades de municípios carentes e de difícil acesso.
No Pará, foram 31 municípios atendidos: Augusto Corrêa, Aurora do Pará, Bagre, Baião, Bujaru, Cachoeira do Arari, Colares, Concórdia do Pará, Curralinho, Inhangapi, Ipixuna, Limoeiro do Ajuru, Magalhães Barata, Marapanim, Melgaço, Mocajuba, Muaná, Oeiras, Ourém, Peixe-Boi, Ponta de Pedras, Portel, Quatipuru, Santa Cruz do Arari, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São Caetano, São Sebastião, Soure, Timboteua e Tracateua.
As Instituições de Ensino superior do Estado paraense que atenderam essas cidades foram a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade da Amazônia (UNAMA).
Para atender as demandas da comunidade de Portel, foram feitos 3 cursos de Capacitação, ofertados pelo projeto da UFPA que envolve alunos de Psicologia. Pedagogia, Odontologia, Enfermagem e Biomedicina: Multiplicadores em Bem-Estar da Mulher, Criança e Adolescente; Multiplicadores em Saúde Alimentar e Nutricional; Agentes Críticos Reflexivos Multiplicadores em Educação. Todos os cursos foram destinados à docentes de ensino fundamental e médio, que de acordo com a Profª Ieda Guedes, são os disseminadores de conhecimento e aos Agentes Comunitários de Saúde(ACS), que são a ponte da comunidade com o Sistema de Saúde. Além disso, foram realizados um curso de Atualização para os ACS, um Fórum com Conselheiros Municipais e a I Semana Temática sobre Educação, Saúde e Cidadania de Portel, destinada à população em geral.
Para a coordenadora do Projeto, o objetivo foi bem alcançado pela equipe, que se envolveu diretamente com as problemáticas da cidade. “Uma das necessidades relevantes da comunidade é a falta de informação e formação, e isso nós pudemos levar a eles”, garante. Ieda afirma também que essa iniciativa servirá de estímulo para a comunidade acadêmica, para quem tiver interesse em fazer extensão. “Não há limites de número de projetos a serem aprovados pelo Governo Federal. Se o projeto tiver mérito, ganha", diz a professora
A estudante de doutorado, Charliana Aragão, que atua como vice-coordenadora do Projeto, é mais taxativa “Foi a melhor experiência que eu já tive. Nada se compara ao que eu pude vivenciar em Portel. Você lidar com a realidade, na qual só ouve falar, é difícil e ao mesmo tempo enriquecedor. Essa experiência com certeza nos humaniza, nos amadurece pessoal e profissionalmente".
Texto : Giselle Vale
Bolsista de Comunicação da Proex
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