Projeto voltado para educação básica conclui primeira etapa
O Projeto ASSIM/PAR/FNDE, do Governo Federal, finalizou a etapa de diagnóstico dos municípios paraenses no final do mês de fevereiro. Esta primeira etapa corresponde à elaboração de ações articuladas para o melhoramento da educação básica nos 86 municípios considerados prioritários, que de acordo com o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), não alcançaram a média mínima de 2,8 (média nacional). Todos os municípios brasileiros que tiverem o IDEB abaixo dessa média serão visitados por consultores do FNDE . Nessa fase foram realizados levantamentos da formação dos docentes, funcionários, infraestrutura, e de práticas pedagógicas nesses municípios.
No Pará, o projeto é coordenado pelo Profº Alberto Damasceno, do Instituto de Ciências da Educação da UFPA (ICED), que está à frente da Diretoria de Assistência e Integração do Estudante, unidade vinculada a Pró-reitoria de Extensão. Ele explica que a próxima etapa será a de monitoramento prevista para o mês de maio. “Depois de feito o diagnóstico, com as propostas de ações do PAAR, haverá a etapa de monitoramento, que fiscalizará se as ações propostas no diagnóstico estão, de fato, sendo realizadas”, informa.
A duração das duas etapas é de 12 meses, período para potencializar as ações e assim alcançar a qualidade da educação, para então, aumentar o IDEB desses municípios, sendo esta a meta do Governo Federal para até 2011.
Giselle Vale
Bolsista de Comunicação da Proex
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