Lançamento do PAPIM e inaugurações marcam os 45 anos da Escola de Aplicação
A comemoração dos 45 anos da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará começou nesta sexta, 7, com a inauguração dos espaços revitalizados e o lançamento do Edital do Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (PAPIM) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG). Segundo o diretor da Escola, Prof. Dr. Walter Silva Júnior, “são presentes significativos que vão melhorar as atividades e a função da escola”. Participaram do evento o Reitor da UFPA, Prof. Dr. Alex Fiúza de Mello, o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Licurgo Peixoto de Brito, além de docentes e discentes da instituição.
Dentre as reformas inauguradas, destacam-se as obras no setor Administrativo, na sala da coordenação pedagógica do Ensino Médio, a refrigeração das salas de multimídia, a pintura interna e externa do Auditório e do Salão de Artes. “Nos últimos anos estamos investindo na recuperação física da escola, mas nessa festa a maior homenagem deve ser dada aos professores e alunos que participaram da construção dos 45 anos de sua história. A Escola de Aplicação representa uma tradição da universidade, pois nasceu junto com ela e que tem se transformado ao longo do tempo,” disse o Reitor Alex Fiúza.
Além de ser a maior escola de aplicação do Brasil, a Escola de Aplicação da UFPA também é referência como um centro de formação e campo de experiência para graduandos de licenciatura da universidade. Dessa forma, o PAPIM, que teve suas inscrições lançadas durante o evento, deve aprimorar a instituição como laboratório pedagógico. O programa vai ser permanente com uma edição a cada ano, podendo aprovar até 20 projetos orçados em R$10 mil cada. Segundo Licurgo Brito, “o PAPIM vai incentivar e valorizar projetos pedagógicos, abrindo espaço para estágios e possibilitando a implantação de novas metodologias de ensino na Escola de Aplicação”. As inscrições encerram dia 19 de março e os projetos serão desenvolvidos até outubro de 2008, quando os trabalhos serão apresentados e publicados em uma revista do programa.
A programação de Comemoração dos 45 anos da Escola de Aplicação da UFPA continuou à tarde com a “Festa dos Calouros”. No sábado, 8, acontece a Manhã Esportiva e o Multirão Ambiental de ex-alunos e pais. A comemoração também envolve os 1.734 alunos da escola como Airton Moraes, 17, que estuda há 12 anos na instituição. “Devo minha formação política, meu crescimento no convívio social e meu gosto pela história ao NPI. É muito bom participar da evolução desta instituição,” disse.
História - A Escola de Aplicação foi fundada em 1963 com objetivo de oferecer escolaridade aos filhos de servidores da UFPA. Com o tempo, passou a integrar Ensino Médio e Fundamental com o nome de “Colégio Universitário”. Em 1975, foi nomeado Núcleo Pedagógico Integrado servindo também de Campo de Estágio para alunos de faculdades de licenciaturas da UFPA. A partir de 2006, tornou-se uma unidade acadêmica especial, com estrutura administrativa própria, oferecendo serviços de Experimentação Pedagógica, Educação de Jovens e Adultos, Educação Básica Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para dependentes de servidores da UFPA e para a comunidade do bairro da Terra Firme, onde a escola esta localizada.
Alínic Carmo (Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA)
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária