UFPA participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A divulgação científica no Brasil ganha mais um importante espaço a partir desse ano. É a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá anualmente no mês de outubro, em entidades e instituições brasileiras do setor, sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Segundo o governo federal, a semana - que ocorre de 18 a 24 de outubro - foi criada para mobilizar a população em torno das atividades científicas, incentivando a criatividade, a atitude científica e a inovação, além de afirmar a importância da ciência nas vidas de todos os cidadãos.
       No Pará, haverá programações em Belém e Santarém, com a participação das maiores instituições do setor no estado, como a UFPA, o Museu Paraense Emílio Goeldi, a Embrapa e a Ufra. A secretária regional da Associação Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Pará, Silene Lima, é responsável pelas atividades na UFPA e conta que, na divulgação, foram priorizadas as escolas públicas de ensino fundamental e médio. Serão realizadas palestras, oficinas e visitas às instalações do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).
       A programação compreende festivais e feiras de ciência; oficinas para o público; atividades unindo ciência, cultura e arte (teatro, cinema, circo, música etc); ida de cientistas às escolas; palestras e discussões públicas sobre temas científicos de interesse geral; noites de astronomia; exibição de filmes e vídeos científicos em locais públicos e entrevistas, debates e documentários nos jornais, rádios e TVs. Além disso, haverá visitas monitoradas às instituições. Essa parte da programação é denominada "Dias de portas abertas". Silene Lima acredita que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o mesmo espírito da reunião regional da SBPC, que ocorreu na UFPA durante o mês de agosto. "Assim como a reunião da SBPC, a semana de ciência e tecnologia servirá para mostrar a ciência brasileira e regional à sociedade. Assuntos de interesse público como o estudo do câncer, células-tronco e transgênicos serão temas dos debates e palestras". A programação completa está no site http://www.museu-goeldi.br/
Publicado em: 18.10.2004 10:37