Workshop discute o avanço tecnológico na área da Biblioteconomia
A Associação Paraense de Bibliotecários - ASPABI, com o apoio do Conselho Regional de Biblioteconomia e a Faculdade de Biblioteconomia da UFPA, realizou nos últimos dias 11 e 12 de março (terça e quarta-feira), no auditório do Museu Paraense Emílio Goeldi, o Workshop de Tecnologia para acessibilidade ao Livro e à Informação.
A programação do evento consistiu em palestras, mesas-redondas e relatos de experiências, em que os profissionais de bibliotecas públicas, universitárias e institucionais de Belém apresentaram as formas em que se constituem seus ambientes de trabalho. A UFPA, por exemplo, apresentou seu atual Sistema de Bibliotecas, que integra todas as bibliotecas dos campi e das unidades da universidade.
O objetivo foi discutir a aplicação das novas tecnologias na Biblioteconomia e suas implicações no papel do bibliotecário na atualidade e o acesso democrático à informação. Para Rosilda Ramos Santana, presidente da ASPABI, “um dos pontos mais importantes do workshop foram os destaques às possibilidades atuais que o profissional está tendo de desenvolvimento das suas atividades, através da tecnologia”.
Outros destaques da programação, foram a comemoração ao Dia Nacional do Bibliotecário, no dia 12 de março, e a proposta da criação do Sindicato dos Bibliotecários do Estado do Pará. A idéia é transformar a Associação, que existe há 42 anos, em um sindicato. Segundo Rosilda Santana, a categoria dos bibliotecários paraenses sente a necessidade da existência de um sindicato devido ao apelo maior deste tipo de organização em relação à criação de leis e lutas pelos direitos da classe.
A profissão – A Biblioteconomia é uma Ciência da Informação, que trata o planejamento, a implementação, administração e a organização da informação em unidades de informação não somente em bibliotecas, mas também em centros de documentação, sistemas de informação, etc.
Segundo a presidente da ASPABI, a Biblioteconomia é hoje uma área em expansão. Isto porque as ferramentas oferecidas pelos avanços tecnológicos abriram leques para novas fontes de informação, como a Internet. “A produção de conhecimento é ainda muito grande e este precisa ser ordenado antes de ser disponibilizado. É importante dominar as tecnologias para colocá-la à disposição da sociedade de maneira organizada”, explica.
Texto: Íris Jatene – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária