Arquitetura ganhará projeto político-pedagógico

Em 1996, o MEC criou a nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB), para reformular os conteúdos programáticos do ensino brasileiro. Ainda hoje, as instituições de ensino buscam adequar os currículos de seus cursos aos parâmetros estabelecidos. Nesse sentido o programa “Compromisso com a universidade” realiza até o dia 21 de outubro, o seminário “O saber e o fazer da arquitetura e urbanismo: projeto político-pedagógico”, que visa discutir e construir um novo projeto político-pedagógico para o curso de Arquitetura da UFPA. O seminário é fruto de uma avaliação que vem sendo feita há cerca de um ano e segue o exemplo de outros cursos da universidade que já elaboraram novos currículos.
       O curso de Arquitetura mantinha desde a sua criação o mesmo currículo. Estudantes e professores sentiam falta de formas inovadoras no fazer e uma formação mais abrangente para o profissional de arquitetura. “Pretendemos implantar no curso uma abordagem mais própria”, diz a professora Ana Cláudia Cardoso, coordenadora do curso. Com a participação docente e discente, o Departamento de Arquitetura traçou os principais aspectos do novo currículo, que dará atenção especial à extensão. “As coisas só podem melhorar se todos se envolverem”, opina a professora. Ela destaca o interesse dos estudantes, fundamental na captação de recursos para as mudanças. “O que temos de melhor é a atuação dos alunos, que nos ajudaram na aprovação de três PROINT’s”.
        Nos três dias de seminário, serão oferecidas oficinas de prática pedagógica, de miriti, design floral, texturização e decupagem. Haverá também uma visita à fábrica da Poematec, em Ananindeua, destinada aos alunos de diversos cursos de graduação. A palestra de abertura será ministrada pelo professor Dimitri Nechet, do Centro de Geociências da UFPA, intitulada “Avaliação e crítica na educação”.
Toda a programação ocorrerá no Atelier de Arquitetura, e vai de 9hs às 17hs. O dia do encerramento contará com um momento de descontração, o “Luar de outubro”, de 18hs às 22hs. Mais informações pelos telefones 3183-2003 e 3183-1395, ou pelo e-mail convivencia@ufpa.br.

Publicado em: 19.10.2004 18:06