Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Seminário: O Desafio de ser professor na Amazônia

Professores e alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pará participam até a próxima sexta-feira (28), do seminário <<O Desafio de ser professor na Amazônia>>, promovido pela diretoria de Projetos Educacionais da PROEG. O evento acontece no auditório do Centro de Capacitação (Capacit) e integra o projeto <<Licenciaturas: ações integradas em busca da formação interdisciplinar>>.

O seminário foi aberto na manhã do dia 26, com a palestra do Pró-reitor de Ensino de Graduação, Licurgo Brito que abordou a integração da educação superior à educação básica. <<O Brasil ainda precisa dedicar maior atenção para a formação e atuação do professor na educação básica. Este seminário tem entre os seus objetivos, sensibilizar professores e alunos para essa questão>>, disse.

Licurgo Brito destacou em sua fala os desafios do docente na região do ponto de vista pedagógico, científico, trabalhista, político, da hierarquia dos níveis, da dimensão humana e paradigmático. <<É preciso reconhecer os valores, os costumes, as culturas locais e transferi-los para o saber>>.

Ele citou como exemplo o ensino da Física que é feito a partir da explicação da Física européia e não dos fenômenos locais.

Além das palestras, a programação do seminário inclui oficinas e lançamento de livros. O evento propõe a discussão dos resultados e estratégias de continuidade das ações didático-pedagógicas desenvolvidas por professores e alunos do Projeto <<Licenciaturas: ações integradas em busca da formação interdisciplinar>>, que integra o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), da Secretaria de Educação Superior/ Ministério da Educação (MEC).

Prodocência – Este Programa visa a melhoria da qualidade da graduação a parir do ensino dos cursos de licenciatura e da formação de professores. O projeto da UFPA foi contemplado pelo Prodocência em novembro do ano passado, com recursos no valor de R$ 80 mil destinados às despesas de material para 14 licenciaturas: Geografia, História, Filosofia, Ciências Sociais, Matemática, Física, Química, Biologia, Enfermagem, Pedagogia, Educação Física, Letras, Educação Artística – Música, Educação Artística - Artes Plásticas. Em contrapartida, a PROEG concedeu 25 bolsas, sendo duas para cada licenciatura, no período de cinco meses.

Texto e foto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação Institucional

Publicado em: 26.03.2008 12:30