Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Reitor da UFPA recebe comissão de indígenas da APITO

Uma audiência realizada na manhã do último dia 26, com o Reitor Alex Fiúza de Mello, sinalizou para a formulação de uma política afirmativa que garanta vagas na Universidade Federal do Pará aos povos indígenas no Estado. A reunião solicitada pela Associação dos Povos Indígenas do Tocantins (APITO) teve a finalidade de apresentar a necessidade de reserva de vagas destinadas a candidatos indígenas para todos os cursos de Belém e dos campi, no interior.


O reitor considerou o encontro histórico e importante. <<Agradeço por terem oferecido à universidade a chance de formular políticas afirmativas para os povos indígenas>>. Como resultado da audiência, será formada uma comissão pelos professores José Cláudio e Jane Beltrão e pelo procurador da República, Ubiratan Cazzeta, que ficarão responsáveis por um estudo sobre a disponibilidade de vagas na universidade. A proposta da comissão deverá ser encaminhada ao Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (Consep) para apreciação. De acordo com Jane Beltrão, a intenção é realizar, a partir de 2009, um processo seletivo diferenciado para o ingresso de estudantes indígenas na universidade.


Outra solicitação da APITO feita durante a audiência foi a transferência urgente para a UFPA de estudantes indígenas que estão em universidades do Tocantins e de São Paulo. De acordo com as lideranças indígenas, esses alunos estão sem condições de manter os custos com os estudos. O reitor se comprometeu solicitar à Procuradoria um parecer sobre a declaração de vagas na universidade.


Participaram da audiência o presidente da APITO Pepkrakte; o cacique Kykyiré; as lideranças indígenas Rõpré, Junuré e José Carlos Gabriel, a gerente Administrativa da Associação Kyikatejê Concita Sompré; a assessora pedagógica da Associação Kyikatejê Rosania Fernandes e a professora da UFPA Jane Beltrão.


Texto e foto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação Institucional.

Publicado em: 26.03.2008 13:28