Tele Barros Barreto será inaugurado neste sábado
O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) inaugura, neste sábado (29), o Projeto Tele Barros Barreto, com a realização de uma videoconferência sobre Atendimento de Urgência em Emergência para Enfermagem. A videoconferência acontecerá das 8h às 12h e será proferida pela equipe de enfermeiras dos Cursos Advanced Trauma Life Support (ATLS) e Prehospital Trauma Life Support (PHTS) do Hospital, além de ser transmitida para o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e para os Telecentros dos nove campi da Universidade Federal do Pará (UFPA), localizados nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Breves, Bragança, Cametá, Castanhal, Marabá, Santarém e Soure.
O Tele Barros Barreto integra a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que visa a apoiar o aprimoramento da infra-estrutura para telemedicina já existente em hospitais universitários, bem como promover a integração de projetos entre as instituições participantes. A Rute será integrada pelos 57 hospitais universitários federais, distribuindo-se por todos os Estados da Federação. O objetivo do Tele Barros Barreto é contribuir para a formação de recursos humanos dos cursos de graduação e pós-graduação em saúde e capacitação dos profissionais da rede de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o coordenador do Tele Barros Barreto, Roberto Cruz, os Telecentros da UFPA dispõem de infra-estrutura e equipamentos necessários para receber e transmitir videoconferências. E suas Salas de Videoconferência estarão à disposição dos profissionais de enfermagem encaminhados pelas Secretarias Municipais de Saúde dos municípios onde estão localizados os campi e até de municípios vizinhos. “O interessante é que a videoconferência permite interatividade, ou seja, os participantes poderão interagir tirar dúvidas e trocar informações em tempo real com os palestrantes”, falou Roberto Cruz.
Roberto Cruz informou ainda que até o dia 21 de março, os coordenadores dos campi da UFPA e secretários municipais de Saúde devem enviar ao HUBB a demanda de cursos, que serão realizados uma vez por mês por meio de videoconferência.
Esse é o primeiro passo prático do Projeto Rute no Pará depois do Encontro Paraense de Telessaúde, realizado nos dias 6 e 7 de março, na UFPA, que proporcionou uma ótima oportunidade de troca de experiências entre diversas universidades e instituições de saúde do Brasil, no que tange a experiências em Telemedicina e Telessaúde. O evento foi promovido pela UFPA em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect)
Com a estratégia de educação a distância, para capacitação e atualização de profissionais de saúde, a UFPA pretende superar as barreiras impostas pela extensão territorial do Estado e precariedade do sistema viário estadual, como a dificuldade de acesso a serviços especializados por parte da população; a carência de especialistas nos municípios e a falta de qualificação dos profissionais de saúde.
Texto: Roberta Vilanova/Ascom/HUJBB
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária