Hospital Bettina começa campanha para melhorar a acessibilidade
O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza Ferro – HUBFS, iniciou, nesta segunda-feira (31), uma campanha de conscientização para a liberação do espaço em frente ao prédio do hospital. A medida é uma ação do Grupo de Trabalho HUMANIZABETTINA e visa oferecer mais facilidade de acesso dos usuários às dependências do Bettina.
Segundo o diretor do hospital, Paulo de Tarso Oliveira, o processo de conscientização começou na última quarta-feira, 26, com a distribuição de panfletos explicativos aos freqüentadores do Bettina (funcionários e usuários) e vai culminar com a campanha. O próximo passo será o bloqueio do espaço, com o uso de cones e a presença de guardas, que vão distribuir os panfletos e indicar aos motoristas o novo estacionamento, construído pela Prefeitura da UFPA, próximo ao prédio do Hospital.
A idéia é deixar a frente do hospital livre para o acesso de pacientes, como grávidas, idosos e portadores de necessidades especiais. “Com essa política, o ônibus Circular que faz o trajeto dentro da universidade, voltará a passar na porta do Bettina”, afirma o diretor.
A campanha deve permanecer por 15 ou 20 dias, tempo suficiente para sensibilizar os usuários do hospital, como planeja Paulo de Tarso. A ação será realizada todos os dias, a partir das 7 horas, seguindo por toda a manhã, e vai contar com o apoio da Prefeitura do Campus e a Central de Segurança da universidade.
HUMANIZABETTINA – O Grupo de Trabalho de Humanização (HUMANIZABETTINA) é composto por 12 pessoas e tem o objetivo de criar condições para um melhor atendimento ao público do Bettina Ferro. O GT trabalha com questões de acessibilidade, tempo e qualidade de atendimento, entre outras preocupações que envolvem a humanização e o bem-estar de funcionários e usuários.
O grupo segue a Política Nacional de Humanização (PNH), por meio do projeto HumanizaSUS, do Ministério da Saúde, e está associado à Diretoria de Recursos Humanos do hospital e à Ouvidoria da UFPA. O programa do Ministério prevê a existência de grupos de trabalhos em todos os hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde, seguindo os seis princípios básicos da Carta de Direitos dos Usuários da Saúde.
Os princípios da Carta são:
1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde;
2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema;
3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação;
4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos;
5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada;
6. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos.
Texto: Íris Jatene – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Segundo o diretor do hospital, Paulo de Tarso Oliveira, o processo de conscientização começou na última quarta-feira, 26, com a distribuição de panfletos explicativos aos freqüentadores do Bettina (funcionários e usuários) e vai culminar com a campanha. O próximo passo será o bloqueio do espaço, com o uso de cones e a presença de guardas, que vão distribuir os panfletos e indicar aos motoristas o novo estacionamento, construído pela Prefeitura da UFPA, próximo ao prédio do Hospital.
A idéia é deixar a frente do hospital livre para o acesso de pacientes, como grávidas, idosos e portadores de necessidades especiais. “Com essa política, o ônibus Circular que faz o trajeto dentro da universidade, voltará a passar na porta do Bettina”, afirma o diretor.
A campanha deve permanecer por 15 ou 20 dias, tempo suficiente para sensibilizar os usuários do hospital, como planeja Paulo de Tarso. A ação será realizada todos os dias, a partir das 7 horas, seguindo por toda a manhã, e vai contar com o apoio da Prefeitura do Campus e a Central de Segurança da universidade.
HUMANIZABETTINA – O Grupo de Trabalho de Humanização (HUMANIZABETTINA) é composto por 12 pessoas e tem o objetivo de criar condições para um melhor atendimento ao público do Bettina Ferro. O GT trabalha com questões de acessibilidade, tempo e qualidade de atendimento, entre outras preocupações que envolvem a humanização e o bem-estar de funcionários e usuários.
O grupo segue a Política Nacional de Humanização (PNH), por meio do projeto HumanizaSUS, do Ministério da Saúde, e está associado à Diretoria de Recursos Humanos do hospital e à Ouvidoria da UFPA. O programa do Ministério prevê a existência de grupos de trabalhos em todos os hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde, seguindo os seis princípios básicos da Carta de Direitos dos Usuários da Saúde.
Os princípios da Carta são:
1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde;
2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema;
3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação;
4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos;
5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada;
6. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos.
Texto: Íris Jatene – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
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