UFPA: conselho quer consulta prévia da comunidade

O Conselho Universitário da UFPA (Consun) deu inicio à discussão do Regimento Eleitoral para o processo de escolha do reitor e vice para o quadriênio 2005 / 2009. Logo na primeira reunião, realizada no último dia 19 de outubro, decidiu, por unanimidade, pela realização de uma consulta prévia à comunidade universitária. O conselho também se comprometeu em acatar a decisão da consulta, que vai obedecer ao critério de paridade, ou seja, todas as categorias com direito a voto (professor, aluno e técnico-administrativo) terão peso igual na votação.
O reitor da Universidade Federal do Pará, Alex Fiúza de Mello, por uma questão ética, não participou do processo de votação, uma vez que já se declarou candidato a reeleição. O diretor do Centro de Ciências Biológicas, Ricardo Ishak, embora não tenha oficializado sua candidatura, anunciou sua retirada do Consun, alegando os mesmos motivos do reitor. A vice-reitora da UFPA, Marlene Freitas, presidiu o conselho.
A data para a realização da consulta prévia vai ser decidida na próxima reunião do Consun, marcada para o próximo dia 29. No entanto, a vice-reitora, Marlene Freitas, adiantou que é interessante para o conselho marcar a consulta para o mês de janeiro de 2005, a fim de contemplar toda a comunidade universitária. “Por força da greve, o calendário acadêmico, no segundo semestre letivo, vai até 22 de janeiro. Neste mês, os cursos intervalares estarão, também, em atividades. A consulta em janeiro vai permitir o direito a voto também aos alunos intervalares”, explicou Marlene Freitas.
Na próxima reunião do Consun, dia 29 de outubro, será decidida a condição dos eleitores. Isso diz respeito aos servidores aposentados. Será formada, também, a comissão eleitoral a ser  indicada pelo conselho. A comissão, que será representada pelas três categorias da comunidade universitária, vai conduzir todo o processo eleitoral para reitor da UFPA.
Na primeira reunião do Consun que tratou do processo eleitoral da UFPA, a categoria discente não teve representatividade, uma vez que o processo sobre a legitimidade do Diretório Central dos Estudantes (DCE) continua sem definição. A vice-reitora da UFPA, Marlene Freitas, lamentou a ausência da bancada dos alunos no Consun.
Publicado em: 19.10.2004 17:00