Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Videoconferência marca inauguração do Tele Barros Barreto

O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) deu um grande passo na área de capacitação a distância de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS), ao inaugurar, neste sábado (29), o Projeto Tele Barros Barreto, com a realização de uma videoconferência sobre Atendimento de Urgência em Emergência para Enfermagem.

A videoconferência aconteceu das 8h às 12h e foi transmitida para o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e para seis Telecentros da Universidade Federal do Pará (UFPA) localizados nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Breves, Bragança, Marabá e Santarém. Com apoio da Academia Amazônia, a videoconferência também foi transmitida via Internet, pelo Portal da UFPA e site do HUJBB.

Os profissionais de enfermagem que participaram do evento foram encaminhados pelas Secretarias Municipais de Saúde dos municípios onde estão localizados os campi, com articulação com o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).  

As aulas foram ministradas pelas enfermeiras Helena Branches, Virgínia Oliveira, Francilene Belo e Janete Trindade, dos Cursos Advanced Trauma Life Support (ATLS) e Prehospital Trauma Life Support (PHTS) do Hospital. O conteúdo abordou o Protocolo Sistematizado de Atendimento a uma vítima de urgência e emergência, dividido em seis etapas, entre práticas e teóricas.

O Tele Barros Barreto integra a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que visa a apoiar o aprimoramento da infra-estrutura para telemedicina já existente em hospitais universitários, bem como promover a integração de projetos entre as instituições participantes. O objetivo é contribuir para a formação de recursos humanos dos cursos de graduação e pós-graduação em saúde e capacitação dos profissionais da rede de saúde do SUS.

Na avaliação do coordenador do programa, Roberto Cruz, o resultado da videoconferência foi positiva e o número de participantes nos municípios superou as expectativas. “A partir desta semana, inclusive, já vamos sentar para dar continuidade ao projeto, e elaborar um calendário de cursos, que serão selecionados de acordo com a demanda dos municípios”.

Com a estratégia de educação a distância para capacitação e atualização de profissionais de saúde, a UFPA pretende superar as barreiras impostas pela extensão territorial do Estado e precariedade do sistema viário estadual, como a dificuldade de acesso a serviços especializados por parte da população; a carência de especialistas nos municípios e a falta de qualificação dos profissionais de saúde.

 

Texto: Roberta Vilanova – ASCOM HUJBB

Publicado em: 30.03.2008 15:07