Seminário discute questões ambientais e sociedade
A ausência de neutralidade nas relações interculturais foi um dos temas abordados durante o Seminário, que enfatizou o fato de que toda ciência está inserida numa cultura. Sendo assim, evidencia-se a importância do fator humano e sua capacidade de organização coletiva como um dos pontos que influem nas diferenças entre os territórios. É dessa articulação entre membros de uma comunidade e suas instituições que surge a idéia de ação local.
Segundo o professor, toda ação local repercute em um contexto mais amplo. Nesse sentido, ela deve ser complexa e envolver um acordo entre os vários atores que constituem uma comunidade. Advém daí o fato de que ações desse porte tendam a ocorrer em longo prazo. Ele afirma a importância das ações tomadas na Amazônia, principalmente por ser ela um lugar sensível em nível planetário. Sendo assim, pode-se afirmar que todo território é definido pelos seus recursos e, tendo em vista essa realidade, <<o importante é identificar, reconhecer, explorar e valorizar esses recursos e, ainda, fazer dessa valorização a criação de uma riqueza>>, diz. Desse ponto de vista, é função da Universidade alimentar e fortalecer o debate, por meio da produção não só de trabalhos acadêmicos, que visam o conhecimento, mas também de diagnósticos de situações locais, que objetivem a tomada de ação, e principalmente através da interação entre eles.
Durante o primeiro dia de Seminário, foram apresentados três trabalhos produzidos pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM). Os mestrandos discorreram sobre os projetos de Dissertação de Mestrado e receberam as críticas e sugestões do professor. Durante as apresentações, Pierre Teisserenc enfatizou a importância de atentar para o lado social e político da abordagem ambiental e seu potencial de promover mudanças na sociedade, sugerindo a interação entre as abordagens científica, cultural e política.
Serviço:
O <<1º Seminário de Avaliação e Acompanhamento de Projetos de Dissertação de Mestrado>> acontece dia 01 e 02 de abril, a partir das 8.30h, na Casa do POEMA.
Coordenadoria de Informação Ambiental - NUMA/ UFPA
Texto: Juliana Maués
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária