UFPA no Combate à Dengue
A mobilização é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a SESMA. De um lado, a UFPA colabora na divulgação dos riscos da dengue, assim como das formas de combatê-la. Por outro, a Secretaria dá o apoio técnico viabilizando as ações efetivas de combate ao mosquito.
A programação ontem de manhã, com a palestra “Atualizações sobre a Dengue”. O ministrante foi o técnico da SESMA, Anderson Costa Góes. Ele tratou sobre os diversos aspectos que envolvem a doença, como o vírus causador, o inseto transmissor, as formas de prevenção e os tipos de dengue. Continuando essa fase de conscientização, haverá, por todo o campus, a distribuição de folders contendo detalhes da campanha, instruções de como evitar a reprodução do mosquito e outras informações.
Segundo Janary Pinheiro, engenheiro da Prefeitura do Campus e um dos coordenadores da mobilização, esse primeiro momento será de treinamento da comunidade, principalmente, de funcionários de micro-negócios (lanchonetes, e atividades informais em geral) e de empresas da construção civil contratadas pela UFPA, além de trabalhadores da própria prefeitura.
Partindo para a ação
Hoje e amanhã, a campanha se concentrará na procura de possíveis focos do mosquito. Para cada dois funcionários da UFPA haverá um técnico da SESMA acompanhando na identificação e retirada dos focos. No total serão vinte grupos de manhã e vinte à tarde. O objetivo é evitar o acúmulo de água, ambiente proprício para o depósito de ovos do inseto e o desenvolvimento da larva. Assim, todo tipo de lixo, vasilhas e quaisquer situações que permitam a reprodução do mosquito serão eliminadas.
Uma outra alternativa consistirá no uso de inseticida em locais onde a água parada for inevitável, como em aquários, por exemplo. Caso seja necessário, no dia 5, a SESMA aplicará o Fumacê, com os químicos Profogue (adequado a ambientes abertos) e Aerosystem (para locais fechados).
A <<Operação Ambiental Caça ao Mosquito da Dengue>> é uma das medidas que a UFPA vem realizando para ajudar a Prefeitura Municipal a evitar uma possível epidemia. <<Mais importante que as ações físicas é a educação ambiental. Essa é uma ação de cidadania e nós estamos fazendo a parte que nos cabe>>, afirma o prefeito do campus universitário, Luiz Otávio Mota Pereira. Ele ainda enfatiza que o combate a dengue é uma preocupação de toda Belém, e no caso da UFPA, envolve tanto a comunidade acadêmica como o seu entorno.
Também em parceria com a SESMA, a Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura do Campus já promoveu, este ano, a operação Campus Sempre Limpo, no período de 12 a 19 de março. O trabalho teve como finalidade instruir a comunidade sobre princípios de Saneamento, Saúde Pública e Educação Ambiental e contou com a participação de estudantes de Turismo e Engenharia Sanitária e Ambiental.
Em consonância com o projeto de combate a dengue, a Prefeitura já está realizando obras de drenagem na universidade para evitar alagamentos, como no portão do setor profissional, principalmente neste período de fortes chuvas em Belém.
A Dengue
Causada por vírus, a dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. A fêmea do inseto, quando picar uma pessoa contaminada, adquire o vírus e repassa a doença ao sugar o sangue de outra pessoa. O mosquito, marrom ou preto com listras brancas, transmite dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica.
Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, falta de apetite, manchas vermelhas na pele, vômitos e extremo cansaço. A dengue hemorrágica é a mais grave. Além dos sintomas citados, ela se caracteriza, depois da febre, por forte dor no abdome, sangramento pela boca e pelo nariz, dificuldade na respiração, perda de consciência e, o pior, pode levar à morte.
Em dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) do primeiro semestre de 2007, foram notificados em todo o Brasil 438.949 casos de dengue clássica, 926 de dengue hemorrágica e 98 mortes. Quanto ao Estado do Pará, a SVS registrou aproximadamente 10 mil casos da doença, 47 do tipo hemorrágica, e 10 óbitos.
Programação:
- 02/04/2008: Palestra “Atualizações sobre a Dengue”, de 9h às 12h, no Auditório Setorial Básico I.
- 03 e 04/04/2008: Mobilização Social e Mutirão contra a Dengue.
- 05/04/2008: Aplicação de Fumacê pela SESMA (se necessário).
Texto: Suzana Lopes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária