Macrozoneamento é debatido na universidade

Questão de fundamental importância, o “Macrozoneamento ecológico e econômico do estado do Pará” foi tema de mais um debate da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovido na UFPA nesta quarta-feira (20 de outubro). O geólogo Gabriel Guerreiro, titular da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectam), demonstrou a situação crítica em que o estado se encontra. “Fizemos o projeto e estamos trazendo para a discussão. Queremos contribuições para chegar a uma conclusão”, afirma Guerreiro.
    Nos mapas apresentados demonstrou-se que o Pará é um estado cheio de fronteiras abertas, aquelas que comprovam a expansão de áreas de ocupação populacional e exploração desenfreada. A proposta do projeto é fixar estas fronteiras, determinando o espaço de exploração e o aumento de áreas protegidas pelo Estado. Esta proteção é fundamental para a manutenção do ecossistema amazônico.
    O macrozoneamento permite a criação de leis que determinem a divisão entre áreas de preservação, manejo ambiental e exploração de recursos. O que se pretende é ter uma região de exploração equivalente a 25% do Pará (mais ou menos três vezes o estado de Pernambuco).
    Sobre a floresta, que existe há quatro milhões de anos, um satélite detecta apenas grandes focos de queimadas. Em 1996, foram detectados cerca de oito mil focos. Em 2002, cresceu para quarenta e cinco mil. “Meio ambiente não é caso de polícia. Sem a adesão e compreensão da sociedade não tem como policiar isso. Somos pródigos em água e energia. Temos a maior capacidade de produção de biomassa do mundo. Por isso, cada cidade precisa ter um projeto de preservação”, defende Guerreiro.

Publicado em: 21.10.2004 15:15