Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Desenvolvimento Sustentável na Amazônia é tema de palestra

O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA) dará continuidade ao Projeto Quintas de Ciências com a palestra: “Dinâmica Agrária, Economia Local e Balanço de CO2: Novas Propostas para o Tratamento do Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”. O evento acontece nesta quinta-feira, dia 3 de abril, às 15h, no Auditório do NAEA. O ministrante será o professor Francisco de Assis Costa.

Francisco Costa é Doutor em Economia pela Freie Universität Berlin (Alemanha). Seus estudos se voltam para temas como economia regional, desenvolvimento sustentável e gestão ambiental, em especial no contexto amazônico.

Dentre os assuntos que ele abordará na palestra está a evolução do setor rural quanto ao balanço de CO2 resultante na Amazônia. Nessa perspectiva, falará, por exemplo, das capoeiras, áreas de vegetação em crescimento após o uso da terra pela agricultura ou pela pecuária. Esses espaços estão integrados ao processo produtivo agrário e, dependendo de suas características, contribuem em determinada medida no balanço de CO2. Como há uma diversidade dessas áreas na Amazônia, vem daí a importância de seu estudo. “Se um mercado de carbono tende a se formar, essa diversidade tem que ser equacionada e adequadamente tratada”, afirma Francisco Costa.

O professor ainda pretende analisar os impactos que uma política de mitigação da emissão de CO2 acarreta, principalmente, para a economia amazônica. Pensar a sustentabilidade como forma de desenvolver a economia local, ou seja, encontrar maneiras de pôr em prática a marca do desenvolvimento sustentável é a proposta e o grande desafio para a região. Isso fica mais evidente quando se faz um retrospecto da utilização da natureza pelo homem. Historicamente, a sociedade se vale dos recursos naturais sem a devida preocupação com a manutenção da biodiversidade e de uma atmosfera saudável. Os impactos de tal ação destrutiva são as mudanças climáticas que hoje afetam todo o planeta.

O embate entre manter esse tipo de intervenção sobre a natureza e mudar a forma de explorá-la também se contextualiza na região amazônica. Segundo o pesquisador, “Há tensões para novos usos, mais sustentáveis, mas se mantêm tensões muito poderosas e urgentes que neutralizam, em muito, as disposições para mudar. Há agricultura e pecuária com grande capacidade destrutiva, mas há também formas de exploração agrícola e mesmo pecuária que não são tão agressivas à natureza”.

A idéia do professor é justamente discutir as possibilidades de uso sustentável da base natural. “Dado que dessa equação tende a fazer parte, de modo cada vez mais importante, as diversas modalidades de serviços ambientais, temos que dedicar esforço de pesquisa para compreendê-los adequadamente. Temos de ser capazes de bem os definir, delimitar, medir e situar, no contexto social de que fazem parte”.

A palestra de Francisco Costa faz parte do projeto de extensão Quintas de Ciência no NAEA, que visa retribuir à sociedade o apoio às pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo. Assim, a cada quinta-feira, um pesquisador expõe seu trabalho e discute com a comunidade em geral um tema de importância local, nacional ou até global. As palestras sempre são realizadas no Auditório do NAEA, às 15h da data marcada.


Texto: Suzana Lopes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Publicado em: 03.04.2008 10:19