Alcoa e UFPA discutem parceria
A empresa produtora de Alumínio - Alcoa - manifestou o interesse de firmar uma parceria com a Universidade Federal do Pará nas ações de ensino, pesquisa e extensão. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (03), em reunião entre o reitor da UFPA, Alex Fiúza de Mello, a coordenadora do campus de Santarém, Marlene Escher, e representantes da Alcoa.
A empresa propôs a criação de cursos de engenharia que atendam a região Oeste do Estado, onde se concentra a mina de bauxita da Alcoa, no município de Juruti. A idéia é abrir a possibilidade de estágio e de atividades de pesquisa. “Nós queremos ter pessoas da universidade também compondo nossa organização. Preferencialmente, queremos que os paraenses sejam os nossos administradores, nossos gerentes, diretores”, afirmou o vice-presidente Nilson Souza.
De acordo com a coordenadora do campus de Santarém, Marlene Escher, já existem projetos pedagógicos tramitando na Pró-reitoria de Ensino de Graduação para a implantação de cursos nas áreas de Engenharias de Alimento, Civil, Elétrica e Mecânica. “Com a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará isso será viabilizado. E essa aproximação da UFPA com a Alcoa também vai contribuir para a criação dos nossos cursos e o ingresso de pessoas neles, então é a universidade ampliando o seu papel de formar pessoas qualificadas”, disse Marlene.
Texto: Ericka Pinto
Foto: Macio Ferreira
Assessoria de Comunicação Institucional
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária