Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Alcoa e UFPA discutem parceria

A empresa produtora de Alumínio - Alcoa - manifestou o interesse de firmar uma parceria com a Universidade Federal do Pará nas ações de ensino, pesquisa e extensão. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (03), em reunião entre o reitor da UFPA, Alex Fiúza de Mello, a coordenadora do campus de Santarém, Marlene Escher, e representantes da Alcoa.

A empresa propôs a criação de cursos de engenharia que atendam a região Oeste do Estado, onde se concentra a mina de bauxita da Alcoa, no município de Juruti. A idéia é abrir a possibilidade de estágio e de atividades de pesquisa. “Nós queremos ter pessoas da universidade também compondo nossa organização. Preferencialmente, queremos que os paraenses sejam os nossos administradores, nossos gerentes, diretores”, afirmou o vice-presidente Nilson Souza.

De acordo com a coordenadora do campus de Santarém, Marlene Escher, já existem projetos pedagógicos tramitando na Pró-reitoria de Ensino de Graduação para a implantação de cursos nas áreas de Engenharias de Alimento, Civil, Elétrica e Mecânica. “Com a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará isso será viabilizado. E essa aproximação da UFPA com a Alcoa também vai contribuir para a criação dos nossos cursos e o ingresso de pessoas neles, então é a universidade ampliando o seu papel de formar pessoas qualificadas”, disse Marlene. O reitor Alex Fiúza de Mello também considerou a parceria importante principalmente para o desenvolvimento da região.

Amigos da UFPA – Durante a reunião, os representantes da Alcoa conheceram o trabalho da Associação Amigos da UFPA, que desenvolve projetos de melhoria na infra-estrutura da instituição desde 2004. O diretor de relacionamento da Associação, Salin Tufy, fez uma breve apresentação das ações dos Amigos da UFPA e aproveitou para convidar a empresa a fazer parte dessa iniciativa institucional. O vice-presidente da Alcoa, Nilson Souza agradeceu o convite e afirmou que “quando se trabalha através de uma associação, como essa dos Amigos da Universidade, o potencial para se resolver os problemas é bem maior porque aí está uma ação coletiva. Por isso, nós vemos como uma iniciativa oportuna e temos sim interesse de estar contribuindo”.

Texto: Ericka Pinto
Foto: Macio Ferreira
Assessoria de Comunicação Institucional

Publicado em: 04.04.2008 15:57