Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Hospital Bettina aprova novo Plano Operacional

Os chefes e gerentes que compõem o Colegiado do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza aprovaram o novo Plano Operacional que define os programas de trabalho internos das unidades de produção do hospital. A aprovação ocorreu no último dia 03, durante a reunião dos membros do Colegiado.

 O Plano Operacional faz parte de um planejamento estratégico participativo, constituído a partir do levantamento das necessidades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão do Hospital, além dos serviços de saúde prestados à comunidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é proporcionar maior eficiência na administração pública e nos resultados e benefícios gerados para a sociedade, bem como a racionalidade e transparência dos processos de gestão.

 Entre os problemas apresentados pela atual administração do HUBFS destacam-se a carência de pessoal capacitado para o trabalho de extensão; produção científica incipiente; necessidade de parcerias na produção de conhecimentos; baixa oferta de vagas nos cursos de residência médica; ausência de processo de avaliação de desempenho de pessoal; entre outros. Além das áreas de ensino, pesquisa e extensão, o planejamento estratégico envolve a parte de infra-estrutura do Hospital, como reformas e ampliações físicas, aquisição de equipamentos e incorporação de novas tecnologias e serviços.  

Segundo o diretor do Hospital Bettina, Paulo de Tarso Ribeiro, os principais desafios para a resolução desses problemas são a captação de recursos e a mudança de atitudes dos trabalhadores do Bettina. Apesar disso, ele explica que algumas ações já estão em andamento e fazem parte do planejamento estratégico, como a aquisição de microscópios e material cirúrgico, que está em fase de licitação, e conta com recursos de emenda parlamentar. A reforma na rede elétrica do HUBFS também está garantida com recursos da UFPA na ordem de R$ 47 mil, aguardando apenas o resultado da empresa licitada. O Hospital receberá ainda um gerador de energia no valor de R$ 150 mil, doado pela Eletronorte.


Outra conquista do Bettina a partir desse novo sistema de gestão será informatizar a Divisão de Arquivo Médico e Estatístico (DAME), a partir de um Plano Diretor de Informática, que já está pronto, e vai otimizar a marcação de consultas e exames, cadastro/matrícula de pacientes e distribuição dos prontuários aos serviços.  A informatização da DAME prevê ainda a implantação de protocolos clínicos e assistenciais e a padronização de medicamentos.

 Essas ações serão acompanhadas por um comitê e avaliadas pelo Colegiado do Bettina. Os relatórios das atividades serão emitidos mensalmente pelas unidades e subunidades de produção e serão discutidos durante as reuniões de avaliação.


Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Foto: Manoel Neto

Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Publicado em: 04.04.2008 15:56