Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Palestra debate novos rumos da pesquisa científica em saúde

Com o objetivo de proporcionar aos pesquisadores e funcionários do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) novas ações na elaboração de projetos de pesquisa, a Direção Geral e a Diretoria Acadêmica do HUBFS promoveram, no último dia 07, a palestra “Passos para a Elaboração de um Projeto de Pesquisa e Captação de Recursos no SUS”, no Auditório do Hospital Bettina.


A palestra foi ministrada pelo professor da Universidade de Caxias do Sul, Prof. Dr. Alcindo Antonio Ferla. Com experiência na área de Saúde Coletiva e atuando em temas como integralidade, atenção à saúde e educação permanente em saúde, o Prof. Alcindo falou da importância dos projetos na dinâmica do Hospital. <<Estamos vivendo um momento particular na dinâmica dos sistemas de saúde, que estão demandando - além dos serviços já prestados - um aumento na produção de conhecimento, através de projetos de pesquisa>>, explicou o Prof. Alcindo.

Dentro desse quadro de mudanças, as pesquisas realizadas pelo Núcleo de Educação e Pesquisas em Saúde Coletiva (NEPESC) e pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - onde o Prof. Alcindo Antonio Ferla é pesquisador – possibilitam o conhecimento da organização, qualidade do atendimento em saúde, das peculiaridades de cada região e do quadro atual dos sistemas de saúde no país. <<No Brasil existem duas grandes pesquisas comparando o mercado da saúde, a oferta de atenção à saúde e os componentes públicos e privados entre a região sul e norte, representado pela UFPA>>, afirmou.

Além disso, a iniciativa possibilita uma mudança de foco sobre quem pode produzir projetos de pesquisa no mercado da saúde. Antes, a pesquisa científica era realizada por um grupo restrito de pesquisadores. Hoje há uma mudança no conceito de pesquisa. <<Nós tínhamos, até pouco tempo, pesquisas que procuravam desenvolver conhecimento para iluminar práticas, mas não estamos mais acreditando que o conhecimento por si só ilumina práticas de cuidado>>, destacou o palestrante.

O novo modelo de pesquisa, afirma Prof. Alcindo, preconiza a produção do profissional inserido no mercado de trabalho, diretamente envolvido com as práticas do sistema de saúde. Com esse novo enfoque da pesquisa, se produz mudanças metodológicas, conceituais e nas práticas do profissional da área. Enquanto se gastava muito tempo com discussões acadêmicas sobre a metodologia de projetos, hoje se apontam formas de organização dentro do quadro científico de produção de conhecimento.

Na Universidade Federal do Pará, grande parte dos funcionários, docentes, pesquisadores e discentes que atuam no HUBFS ainda não produzem muitos projetos de pesquisa. Seja por acreditar no projeto científico realizado por um nicho específico, seja pelo desconhecimento das etapas fundamentais na elaboração de um projeto de pesquisa. <<Na área de saúde, os profissionais são muito competentes no seu fazer cotidiano, mas a intenção é olhar o serviço prestado como um todo - de forma interdisciplinar – e ver nessas práticas a possibilidade de geração de conhecimento científico>>, afirmou o Prof. Paulo de Tarso Ribeiro, diretor do hospital Bettina Ferro.

<<Com essa nova perspectiva, surge a necessidade de uma agenda de pesquisa para o Bettina. O Hospital é muito pautado pelos pesquisadores, mas não a partir de uma agenda específica. Precisamos que se estude através de focos de pesquisa que tragam frutos para o HUBFS>>, comenta o diretor. O evento ainda inaugurou o novo plano operacional da instituição, aprovado no último dia 03, em reunião do Colegiado do Hospital Bettina. Essa nova proposta de gestão propõe um levantamento das necessidades de ensino, pesquisa e extensão do HUBJS, visando trazer mais eficiência na administração, benefícios à sociedade e mudanças significativas no quadro da pesquisa em saúde no Brasil.     
  

 Texto: Andréa Mota – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Foto: Mácio Ferreira

Publicado em: 08.04.2008 08:59