Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Projeto para povo Tembé terá início com seminário na UFPA

Nesta sexta-feira (11) acontece o Seminário "Os Tembés: Ações de Sustentabilidade para Terra Indígena Alto Rio Guamá – Estado do Pará", no auditório Willi Hoss, casa do Poema, na UFPA. Cinqüenta lideranças indígenas Tembé da Terra Indígena do Alto Rio Guamá (TIARG) e do Rio Gurupi participarão de debates e mesas redondas sobre o planejamento do projeto "Povo Tembé – Sustentabilidade na Terra Indígena do Alto Rio Guamá", realizado através do Instituto Vitória Régia e Bolsa Amazônia.

O seminário é a primeira etapa do projeto que tem como finalidade o desenvolvimento de ações de capacitação e assistência técnica na área de segurança alimentar e o fortalecimento de associações e formação de lideranças que os tornem capazes de acompanhar o processo de desintrusão e de reocupação sustentável do território.

A situação do povo Tembé vem se agravando ao longo dos anos, em virtude das constantes invasões de madeireiros, posseiros, e fazendeiros, o que ocasiona desmatamento crescente na TIARG, comprometendo o modo de vida Tembé e interferindo negativamente em seu universo cultural.

O seminário também terá duas mesas redondas. Pela manhã serão discutidas as ações institucionais e demandas das populações indígenas no Pará que terá como participantes da mesa Jucelino Bessa, da Funai, José Abucater, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Isa dos Santos, da Secretaria estadual de Justiça e direitos Humanos (coordenação povos indígenas), Piná Tembé, da associação indígena. Pelo período da tarde, a mesa redonda abordará os desafios da construção do programa de etno-desenvolvimento Tembé com a participação de Thomas Mitschein, do Poema-UFPA, Eneida Assis, da UFPA, Felício Pontes da PRPA/MPF e Valdeci Tembé, da associação indígena.

Durante o evento, representantes das entidades - UFPA, FUNAI, UFRA, CESUPA, UNAMA, FIDESA (Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia), Bolsa Amazônia, Instituto Vitória Régia, IESAM, EMBRAPA, MPEG e IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) - apresentarão as suas políticas destinadas ao povo Tembé.


Programação

Dia 10.04.2008 (quinta-feira)

 

14h00 – Abertura do seminário, com apresentação de parceiros e lideranças indígenas

15h00 – Vídeo sobre o uso da floresta

16h00 – Apresentação das metas do projeto

17h30 – Formação dos grupos de apoio, por núcleos estratégicos

 

Dia 11.04.2008 (sexta-feira)

 

8h30 – Mesa-redonda <<Ações Institucionais e as Demandas das Populações Indígenas no Pará: a questão Tembé>>

10h30 – Debate

14h30 – Mesa-redonda <<Desafios da Construção do Programa de Etno-Desenvolvimento Tembé>>

16h00 – Debate

 

 

Texto: Keyth Washington - Assessoria de Comunicação/Poema

http://www.poema.org.br
Publicado em: 09.04.2008 17:53