Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Workshop propõe implantação do curso de Engenharia Física na UFPA

Professores do Instituto de Tecnologia (ITEC) da UFPA estão organizando, para o dia 25 de abril, o I Workshop de Engenharia Física para a Amazônia, no auditório do ITEC, às 8h. O evento tem como principal objetivo expor a proposta de implantação do curso de Engenharia Física na UFPA e suas influências para o desenvolvimento do Estado. Na ocasião, serão convidados representantes do Clube de Engenharia do Pará, Conselho Regional de Desenvolvimento, Financiamento de Estudo e Pesquisa (Finep), Ministério da Ciência e Tecnologia, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Reitoria da UFPA, empresas e pesquisadores ligados à área.


A Engenharia Física

A Engenharia Física (EF) já é desenvolvida há muitas décadas em Universidades como Cornell, Berkeley, Stanford, Moscou e Grenoble. No Brasil apenas a Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, oferece o curso. Já no Pará, a proposta de criação do curso de EF começou a ganhar espaço com as palestras dos professores Dr. Antônio Boulhosa Nassar e Dr. José Maria Filardo Bassalo. Junto a eles, o professor Dr. José Felipe Almeida está organizando um Projeto Pedagógico e discussões sobre o assunto.

Segundo o Prof. Dr. Carlos Leonidas da S. S. Sobrinho, líder da comissão avaliadora da proposta de implantação do novo curso, a demora na implantação dessa Engenharia nas Universidades brasileiras se deve ao fato de que no exterior esses profissionais atendem aos parques industriais de alta tecnologia, o que em nosso país não existe. <<Nós queremos formar um engenheiro que atenda a nossas comunidades, mas isso não impede que tenhamos outras vertentes. Precisamos formar engenheiros que sejam suficientemente capazes de atuar nessas áreas estratégicas>>, ressalta.
A idéia da implantação do curso na UFPA ainda está em fase de encaminhamento. Recursos financeiros, contratação de professores qualificados, área de atuação, por exemplo, são alguns dos fatores que devem ser discutidos.

A Engenharia Física seria um suporte para as outras Engenharias, uma vez que ela proporciona um conhecimento profundo sobre várias áreas do saber. Esse é o fator diferencial do curso e a tendência das engenharias, <<porque o engenheiro precisa saber que o que ele desenvolver na mecânica tem influência nas outras áreas do conhecimento>>, finaliza.

SERVIÇO:
I Workshop de Engenharia Física para a Amazônia
Data: 25 de abril de 2008
Horário: 8h às 12h
Local: Auditório do ITEC (Instituto de Tecnologia)
Aberto ao público

Texto: Dandara Almeida (Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA)

Publicado em: 17.04.2008 09:27