1º Encontro Internacional Luso-Amazônico em Marabá
Disponibilizar ao público elementos técnico-científicos e jurídicos que sejam capazes de alargar o senso crítico do cidadão na luta cotidiana pelos seus direitos na Amazônia, esse é o principal objetivo do I Encontro Internacional Luso-Amazônico do município de Marabá, que acontece no período de 23 a 25 de abril, em dois locais: no Campus da UFPA de Marabá e no Auditório da Secretaria de Saúde do município.
Inédito na região amazônica, o evento pretende promover o intercâmbio de conhecimentos, idéias e opiniões entre professores, pesquisadores, estudantes, operadores sociais e movimentos sociais interessados nas questões amazônicas.
Segundo o coordenador do Encontro, Heraldo Elias Montarroyos, este será o primeiro evento de caráter internacional promovido no campus de Marabá, com um grande número de inscrições <<O I Encontro Internacional Luso-Amazônico se propõe a debater temas cujo foco seja a Amazônia, especialmente a região sul-sudeste do Estado do Pará. Questões indígenas, ambientais, humanitárias, agrárias, penais e culturais se constituirão em nossos principais eixos de discussão>>, explica Montarroyos.
Financiado pela Prefeitura de Marabá, com apoio da Associação do Comércio e Indústria do município, o evento terá a participação de professores da UFPA (Campus Belém e Marabá), de vários políticos (deputados federais e estaduais e o vice-prefeito de Marabá) e, principalmente, da Universidade de Coimbra (Faculdade de Direito), que será representada pelo professor de Direito Ambiental, José Eduardo Dias. Ele também virá a Belém no mesmo período, em virtude do Convênio Universidades Portuguesas-UFPA.
A programação será composta por mesas-redondas, palestras e minicursos sobre temas atuais e polêmicos relacionados à Amazônia, dentre eles: a criação do Estado de Carajás, a luta pelos direitos dos povos indígenas da região, crimes ambientais e a municipalização dos recursos naturais. Serão contempladas ainda, temáticas voltadas para cidadania, Direito e interdisciplinariedade. O Encontro é aberto a todos os interessados.
Programação nos dias 23, 24 e 25 de abril:
Serão ofertados 5 minicursos:
1- Direito Ambiental e a Constituição da República Portuguesa;
2- Cultura luso-amazônica;
3- História da luta pela terra na Amazônia;
4- Municipalização dos recursos naturais;
5- Análise do exame de DNA, em face da privacidade genética e dos Direitos Humanos.
Também acontecerão palestras e mesas-redondas sobre direitos dos povos indígenas, células-tronco embrionárias, direitos ambientais e a criação do Estado de Carajás, cuja discussão contará com a presença de deputados federais e estaduais.
Texto: Hellen Pacheco - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária