Processo de implantação da UFOPA está na Câmara dos deputados
Em dezembro de 2007, o Presidente da República encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 2879/2008 para a criação e a implantação da UFOPA. Atualmente, o projeto está tramitando nas Comissões da Câmara dos Deputados para ser votado e, posteriormente, será encaminhado ao Senado Federal para aprovação e conseqüente efetivação.
Com um orçamento próprio e o repasse de verba maior, a nova universidade do Oeste do Estado trará inúmeros benefícios para a Educação Superior nessa região. Dentre eles, a criação de novos cursos de graduação, que possibilitará aos jovens uma oferta mais ampla de cursos, diminuindo a necessidade de maiores gastos com despesa de deslocamento para Belém, onde geralmente encontram-se as suas áreas de interesse. Além é claro do fortalecimento da pós-graduação (mestrado e doutorado) na área do desenvolvimento de pesquisa e extensão.
Segundo a coordenadora do Campus de Santarém, Marlene Escher, além de um investimento considerável no ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação, na extensão em recursos humanos e em infra-estrutura, que no momento é precária, o benefício se estenderá à economia local, principalmente com relação ao aumento na oferta de empregos diretos e indiretos. Haja vista que, serão contratados aproximadamente quinhentos professores e duzentos técnico-administrativos, exceto a mão-de-obra utilizada no processo de construção da infra-estrutura da nova instituição de ensino. <<Santarém se consolidará como um pólo de ensino na região. Espera-se que os investimentos na infra-estrutura (novos laboratórios, principalmente), nas atividades de pesquisa e extensão, ampliação dos recursos humanos e consolidação de cursos já existentes, cresçam em muitos aspectos>>, falou a coordenadora.
A infra-estrutura utilizada para a construção da nova universidade resultará da fusão entre o Campus de Santarém e o Campus da UFRA. Além disso, os recursos humanos e os profissionais que atuavam em ambas as universidades serão absorvidos para atender a demanda necessária para o funcionamento adequado do novo pólo de conhecimento, ensino e tecnologia do oeste do Estado. A relação entre a UFPA e a nova universidade prosseguirá no âmbito acadêmico, principalmente quanto aos projetos de pesquisa e extensão.
A Universidade Federal do Pará foi responsável pela elaboração do projeto de criação e implantação da UFOPA, sendo assim, ela será uma espécie de <<tutora>> da nova universidade, prestando a assessoria necessária por um período de dois anos. Estimado tempo suficiente para a preparação do estatuto e regimento interno da instituição, a partir dos quais será possível a eleição para reitor (a).
Histórico: O processo de articulações para a implantação de outra instituição pública de ensino no Oeste do Estado começou em 2006, durante a eleição para coordenador do Campus de Santarém. Na época, a chapa <<Por uma Articulação do Campus com a Sociedade>>, da qual estavam envolvidos a atual coordenadora do campus de Santarém, Marlene Escher, e o professor Juarez Galvão, apresentou a sua proposta de <Plano de Gestão>, colocando como uma das metas de sua jurisdição, a luta para a criação de uma universidade pública independente para a região oeste do Pará. Inicialmente, a nova instituição se denominaria Universidade Federal do Tapajós.
Em março de 2007, o reitor da Universidade Federal do Pará, professor Alex Fiúza de Mello, divulgou no Fórum dos Coordenadores dos Campi, a criação de uma universidade federal, no interior do estado do Pará. Em função disso, o Campus de Santarém foi atrás de apoio político para que a instituição fosse implantada no município. Os documentos de apoio foram anexados ao Projeto e entregues ao Ministro da Educação no dia 02 de julho do mesmo ano. <<Tivemos a oportunidade de contar com o apoio do magnífico reitor, Alex Fiúza de Mello e da Governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, que entenderam ser estrategicamente necessária a implantação da universidade em Santarém, principalmente pela sua localização geográfica e o difícil acesso da população do Oeste do Pará para Belém ou Manaus>>, concluiu Marlene Escher, sobre a aceitação do projeto de criação da UFOPA.
Texto: Hellen Pacheco – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária