Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Processo de implantação da UFOPA está na Câmara dos deputados

Possibilidade de acesso ao ensino de graduação público de qualidade para os jovens da região Oeste do Pará e a conseqüente formação de uma massa crítica, capacitada para atuar no mercado de trabalho e atender as demandas locais são algumas das principais metas de implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.

Em dezembro de 2007, o Presidente da República encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 2879/2008 para a criação e a implantação da UFOPA. Atualmente, o projeto está tramitando nas Comissões da Câmara dos Deputados para ser votado e, posteriormente, será encaminhado ao Senado Federal para aprovação e conseqüente efetivação.

Com um orçamento próprio e o repasse de verba maior, a nova universidade do Oeste do Estado trará inúmeros benefícios para a Educação Superior nessa região. Dentre eles, a criação de novos cursos de graduação, que possibilitará aos jovens uma oferta mais ampla de cursos, diminuindo a necessidade de maiores gastos com despesa de deslocamento para Belém, onde geralmente encontram-se as suas áreas de interesse. Além é claro do fortalecimento da pós-graduação (mestrado e doutorado) na área do desenvolvimento de pesquisa e extensão.

Segundo a coordenadora do Campus de Santarém, Marlene Escher, além de um investimento considerável no ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação, na extensão em recursos humanos e em infra-estrutura, que no momento é precária, o benefício se estenderá à economia local, principalmente com relação ao aumento na oferta de empregos diretos e indiretos. Haja vista que, serão contratados aproximadamente quinhentos professores e duzentos técnico-administrativos, exceto a mão-de-obra utilizada no processo de construção da infra-estrutura da nova instituição de ensino. <<Santarém se consolidará como um pólo de ensino na região. Espera-se que os investimentos na infra-estrutura (novos laboratórios, principalmente), nas atividades de pesquisa e extensão, ampliação dos recursos humanos e consolidação de cursos já existentes, cresçam em muitos aspectos>>, falou a coordenadora.

A infra-estrutura utilizada para a construção da nova universidade resultará da fusão entre o Campus de Santarém e o Campus da UFRA.  Além disso, os recursos humanos e os profissionais que atuavam em ambas as universidades serão absorvidos para atender a demanda necessária para o funcionamento adequado do novo pólo de conhecimento, ensino e tecnologia do oeste do Estado. A relação entre a UFPA e a nova universidade prosseguirá no âmbito acadêmico, principalmente quanto aos projetos de pesquisa e extensão.

A Universidade Federal do Pará foi responsável pela elaboração do projeto de criação e implantação da UFOPA, sendo assim, ela será uma espécie de <<tutora>> da nova universidade, prestando a assessoria necessária por um período de dois anos. Estimado tempo suficiente para a preparação do estatuto e regimento interno da instituição, a partir dos quais será possível a eleição para reitor (a).

Histórico: O processo de articulações para a implantação de outra instituição pública de ensino no Oeste do Estado começou em 2006, durante a eleição para coordenador do Campus de Santarém. Na época, a chapa <<Por uma Articulação do Campus com a Sociedade>>, da qual estavam envolvidos a atual coordenadora do campus de Santarém, Marlene Escher, e o professor Juarez Galvão, apresentou a sua proposta de <Plano de Gestão>, colocando como uma das metas de sua jurisdição, a luta para a criação de uma universidade pública independente para a região oeste do Pará. Inicialmente, a nova instituição se denominaria Universidade Federal do Tapajós.

Em março de 2007, o reitor da Universidade Federal do Pará, professor Alex Fiúza de Mello, divulgou no Fórum dos Coordenadores dos Campi, a criação de uma universidade federal, no interior do estado do Pará. Em função disso, o Campus de Santarém foi atrás de apoio político para que a instituição fosse implantada no município. Os documentos de apoio foram anexados ao Projeto e entregues ao Ministro da Educação no dia 02 de julho do mesmo ano. <<Tivemos a oportunidade de contar com o apoio do magnífico reitor, Alex Fiúza de Mello e da Governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, que entenderam ser estrategicamente necessária a implantação da universidade em Santarém, principalmente pela sua localização geográfica e o difícil acesso da população do Oeste do Pará para Belém ou Manaus>>, concluiu Marlene Escher, sobre a aceitação do projeto de criação da UFOPA.

Texto: Hellen Pacheco – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Publicado em: 24.04.2008 11:56