UFPA comemora 10 anos do GEAM e participa de Seminário Estadual
Compartilhar informações e experiências em ações socioambientais foi o objetivo principal do I Encontro de Educação Ambiental na UFPA: <<Dez anos do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente - GEAM: Trajetória e Perspectivas>> e do II Encontro de Educação Ambiental de Belém. Os eventos, com programação que se estendeu até o dia 26 de maio, no Auditório Setorial Básico, contaram com a presença de educadores, representantes de movimentos sociais, de empresas e da comunidade acadêmica.
A conferência magna, no dia 24, foi proferida pelo professor Marcos Reigota. Já no dia 25, a programação iniciou com uma mesa redonda, composta por representantes de grupos e núcleos de educação ambiental. A professora da UFPA, Ariadne Peres, que representou o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental, fez uma apresentação do trabalho do GPEEA e destacou a importância de encontros como esses <<que dão visibilidade para os trabalhos que estão sendo feitos na UFPA>>.
GEAM - O Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente, foi criado no final dos anos 90. Coordenado pela professora Marilena Loureiro, o GEAM atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo projetos relacionados a questões ambientais.
Exposição - Além das mesas-redondas, palestras e painéis, os participantes puderam visitar a exposição de pôsteres com trabalhos da UFPA na área de educação ambiental. Entre esses trabalhos estão os da Prefeitura do Campus com a implantação da Coleta Seletiva Solidária e a Gestão Socioambiental nas Prefeituras das Universidades.
Resíduos Sólidos - No caso da implantação da Coleta Seletiva Solidária, a Prefeitura do Campus, em parceria com professores e alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, está realizando estudos de caracterização de resíduos sólidos na UFPA. O resultado parcial desses estudos foi apresentado durante o Encontro de Educação Ambiental. Os dados coletados até o momento em relação à produção de resíduos sólidos no Campus são: orgânico (58,38%), plástico (18,36%), papel (13,45%) e outros (9,81%). Após a coleta dos dados será feita a análise e o relatório final.
Já a produção de resíduos perigosos está sendo acompanhada por uma comissão, responsável pelo diagnóstico em setores que geram esse tipo de resíduo, como os hospitais universitários, laboratórios, entre outros. O trabalho da comissão vai contribuir para a formulação e implantação de um Plano para Gerenciamento de Resíduos Sólidos na UFPA.
Seminário sobre Resíduos Sólidos
Nesta segunda-feira (28), a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) vai reunir representantes do município, Estado e de órgãos federais para discutir a situação de resíduos sólidos no Pará. Um dos palestrantes convidados é o prefeito do Campus da UFPA, Luiz Otávio Mota Pereira. Ele fará uma explanação das condições atuais dos municípios do Pará referente ao destino que é dado aos resíduos sólidos e que compromete o meio ambiente.
O Seminário será realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará, a partir das 8:30h, e traz o tema <<Panorama dos resíduos sólidos no Brasil em 2007>>. A programação está dividida em três momentos que vão tratar sobre: Resíduos Sólidos Urbanos e Reciclagem, Resíduos de Serviço de Saúde e Resíduos Sólidos Industriais, e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.
Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária