Fórum de Graduação inicia atividades de 2008 com reunião dedicada ao novo Regulamento do Ensino de Graduação

O primeiro Fórum de Graduação de 2008
promovido pela Universidade Federal do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Ensino
de Graduação, reuniu diretores de Institutos, Faculdades, Escolas, docentes e
discentes, para discutir o novo Regulamento do Ensino de Graduação, implantado
em fevereiro deste ano. Além de debates, o Fórum constituiu-se em um espaço
para a troca de experiências entre a comunidade acadêmica sobre os projetos
pedagógicos dos cursos.
O evento foi realizado nesta quarta-feira
(18), no Hotel Beira Rio, e teve a presença do Reitor, Alex Fiúza de
Mello, da Vice-Reitora, Regina Feio; do Pró-Reitor de Ensino de Graduação,
Licurgo Brito, e demais pró-reitores.
O Pró-Reitor Licurgo Brito ressaltou as
mudanças que o Regulamento trouxe para a Graduação e que ele considera
inovadoras, como por exemplo, a definição de atividades de pesquisa e extensão
como estratégias de ensino e não mais como atividades paralelas, isto é, independentes
da formação do aluno. <<Essas atividades passam a compor o projeto
pedagógico do curso e todo aluno que entra deve passar por essa experiência de
formação em pesquisa e extensão>>, explica.
Ele cita ainda outra mudança, referente
ao ano letivo, que passa a ser formado por quatro períodos. As atividades de
pesquisa e extensão poderão ser concentradas em um desses períodos a fim de não
prejudicar os demais períodos.
O novo Regulamento de Graduação
estabelece ainda que todas as Faculdades deverão reunir seu corpo docente antes
do início de cada período letivo e planejar de modo integrado suas atividades. <<Isso
traz muitos benefícios para a apresentação do próprio conteúdo para o aluno e
também para o próprio professor porque na ajuda mútua todos se fortalecem>>,
diz Licurgo Brito.
Conferência
O 1º Fórum de Graduação 2008 foi aberto
com a conferência do reitor da UFPA, Alex Fiúza de Mello, que destacou como tema
a <<Hora de Revolução na Graduação>>. Para o reitor, o grande
desafio hoje da maioria das instituições de educação superior no Brasil, é a
qualidade da graduação. As transformações no ensino da graduação supõem uma
série de mudanças. <<A reforma da universidade brasileira não é
fundamentalmente de estrutura, mas de mentalidade, de cultura acadêmica e que
só pode ser reformulada se nós tivermos em sintonia com as transformações do
mundo da sociedade contemporânea>>, questiona e completa: <<não
adiantaria fazermos as mudanças que estamos propondo no Regulamento se nós não
tivéssemos alterado as estruturas de gestão do ensino>>.
Em seguida, foi formada uma mesa redonda
para discutir a temática <<Gestão acadêmica: Avaliação e Planejamento
Integrados a cada período letivo>>. Os professores Douglas Dias, do
Instituto de Ciências da Educação, e Mauro Acatauassu, do Instituto de Ciências
da Saúde, apresentaram as suas experiências de planejamento e avaliação que
constituem os projetos pedagógicos dos cursos de Educação Física e Odontologia,
respectivamente.
Para o professor Mauro Acatauassu, o
novo Regulamento é um desafio para a universidade. <<Nós acreditamos que
esse Regulamento veio não só inovar, mas ajudar a melhorar a relação entre
aluno, universidade e professor. Também vai trazer melhorias no ensino,
principalmente das universidades públicas que a gente sabe que tem mais
dificuldades em suas atividades curriculares pela burocracia que existe no
próprio setor público>>, conclui.
Fórum
O Fórum de Graduação foi criado em 1995
e está vinculado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROEG. O Fórum tem a
missão de identificar problemas e propor soluções a serem encaminhadas à
Administração Superior, visando a melhoria da qualidade do Ensino da Graduação,
sugerir políticas de estágios e de trabalhos de conclusão de curso (TCC) e
incentivar a extensão e a pesquisa na universidade.
Texto:
Ericka Pinto
Foto:
Mácio Ferreira
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